Saúde

Atendimento psicológico: saiba onde se consultar gratuitamente na Grande Vitória

Os atendimentos são realizados pela rede pública de saúde e os acolhimentos psicossociais abrangem todas as faixa-etárias

Foto: Reprodução/ Freepik

Com saúde mental não se brinca. Principalmente, no momento em que estamos vivendo diante da pandemia do novo coronavírus, que já dura quase dois anos, e da epidemia de gripe registrada desde o final de 2021. 

Muitos psicólogos e terapeutas têm apontado que grande parte da população tem sofrido com os efeitos psicológicos e procurado ajuda de profissionais para lidarem com estas questões. 

Segundo o médico psiquiatra Fernando Tonelli, os casos de ansiedade e depressão estão cada vez mais frequentes em decorrência do isolamento social e mudanças abruptas de rotina. 

Na Grande Vitória, a população pode conseguir atendimentos gratuitos oferecidos pela rede pública de saúde. Além disso, neste sábado (15), os capixabas vão ter atendimento psiquiátrico e de outras especialidades médicas, de forma gratuita, no Centro de Vitória

Para ajudar as pessoas que estão em busca desses atendimentos, o Folha Vitória entrou em contato com as prefeituras de Vitória, Vila Velha, Cariacica, Serra, Viana e Guarapari para saber quais são os serviços oferecidos. Veja a lista abaixo:

Vitória

Caps

Os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) são compostos por equipes multidisciplinares que ofertam cuidados às pessoas em intenso sofrimento psíquico e dois Centros Municipais de Especialidades, que ofertam atendimento psiquiátrico ambulatorial.

Os Caps, além de atender aos pacientes encaminhados pelas equipes da atenção básica, também são serviços de portas abertas que ofertam acolhimento e escuta qualificada a quem os procura diretamente.

Dois destes Caps também ofertam atenção na modalidade 24 horas para pacientes graves. O Caps AD é o centro direcionado para pessoas acima de 18 anos que fazem uso abusivo e/ou dependente de drogas (lícitas e ilícitas) e desejam iniciar tratamento.  

>> Caps Ilha
Rua José de Carvalho, 404, Ilha de Santa Maria
Telefone: (27) 3132-5111 / 3132-5110
Horário de atendimento: segunda a sexta-feira das 7h às 18h
>> Caps São Pedro 
Rodovia Serafim Derenzi, 4570, São Pedro
 Telefone: (27) 3332-8094 / 3332-8133 
Horário de atendimento: segunda a sexta-feira das 7h às 19h
>> Caps AD 
Rua Álvaro Sarlo, 181, Ilha de Santa Maria
Telefone: (27)3132-5104
Horário de atendimento: segunda a sexta-feira das 7h às 22h
>> Caps Infantil
Avenida Amélia da Cunha Ornelas, 431, Bento Ferreira
Telefone: (27) 3225-3698
Horário de atendimento: segunda a sexta-feira das 7h às 19h

Unidade básicas de Saúde

A população pode contar com as 29 unidades de Saúde, onde, além de consultas com médicos, enfermeiros. técnicos e odontólogos, há equipes que fornecem atendimentos psicossociais.

Os serviços são disponibilizados de acordo com a necessidade do paciente. Podendo receber atendimentos individuais, atendimento a crianças, acompanhamento familiar, entre outros. 

Vila Velha

Caps 

A Secretaria de Saúde do município conta com três Centros de Atenção Psicossocial (Caps), sendo um deles infantil. 

>> Caps II
Rua Rosa Vermelha, 95, Novo México.
Telefone: 3239-1510
Horário de atendimento: segunda a sexta-feira das 8h às 18h
>> Caps AD
R. Presidente Lima, 175, Centro 
Telefone: (27) 99963-0524
Horário de atendimento: segunda a sexta-feira das 7h às 18h
>> Caps Infantil
Rua Humberto Serrano, 30, Itapuã
Telefone: (27) 3139-9047
Horário de atendimento: segunda a sexta-feira das 8h às 18h

Unidade básicas de Saúde

A cidade oferece atendimento psicossocial em todas as 21 Unidades de Saúde. São realizados acompanhamentos com médico clínico geral ou médico da família para a continuidade do acompanhamento ambulatorial do paciente e prescrições das medicações de uso contínuo. 

Serra

Caps

O programa de Saúde Mental da Serra também conta com os atendimentos especializados nos três Centro de Atenção Psicossocial (Caps). 

>> Caps Mestre Álvaro
Rua Guaíra, 48, Barcelona
Telefone: (27) 3281-4066
Horário de atendimento: segunda a sexta-feira das 7h às 17
>> Caps AD Laranjeiras 
 Rua Álvares Cabral, 213, em Parque Res. Laranjeiras
Telefone: (27) 3328-4137
Horário de atendimento: segunda a sexta-feira das 7h às 17h
>> Caps Infantil
Rua dos Cardeais, 155, Morada de Laranjeiras
Telefone: (27)3328-3153 / (27)99926-4290
Horário de atendimento: segunda a sexta-feira das 7h às 17

Segundo a secretaria de Saúde do município, os centros são compostos por equipe multiprofissional, com assistente social, enfermeiro, terapeuta ocupacional, psicólogo, educador físico, técnico de enfermagem. Todos atuam sob a ótica interdisciplinar e oferecem atendimentos individuais, em grupo e oficinas terapêuticas. 

Dentro dos Centro de Atenção Psicossocial, a Saúde da Serra ainda tem o Álcool e Droga, o (CAPS-AD), que atende aos usuários com 18 anos ou mais. As questões ligadas à dependência química podem desencadear e agravar quadros de ansiedade, pânico e depressão já existentes.

Unidade básicas de Saúde

A Secretaria de Saúde da Serra informa que as Unidades de Saúde são a porta de entrada para o ingresso no Programa de Saúde Mental do município. O paciente vai ao local, é acolhido pelas equipes de saúde e, dependendo da demanda, encaminha para o serviço.

A Saúde da Serra explica, ainda, que os casos de transtornos mentais leves a moderados são atendidos pelas equipes de saúde mental das Unidades Regionais de Saúde, que são seis: 

>> Boa Vista 
Rua Neves Armond , s/n° - Boa Vista II 
Telefone: (27) 3241-3734
Horário de atendimento: segunda a sexta-feira das 8h às 18h
>> Novo Horizonte 
Avenida Brasil, s/n°, Novo Horizonte
Telefone: (27)3241-4777
Horário de atendimento: segunda a sexta-feira das 8h às 18h
>> Serra Dourada 
Avenida Goiânia, s/n°, Novo Porto Canoa 
Telefone: (27)3241-2093
Horário de atendimento: segunda a sexta-feira das 8h às 18h
>> Feu Rosa 
Rua Vitoria Regia, s/n°, Feu Rosa
Telefone: (27)3243-3811
Horário de atendimento: segunda a sexta-feira das 8h às 18h
>> Jacaraípe 
Avenida Minas Gerais, s/n°, Bairro das Laranjeiras
Telefone: (27)3252-7023
Horário de atendimento: segunda a sexta-feira das 8h às 18h
>> Serra Sede
Rua Independência, s/n°, Caçaroca 
Telefone: (27)3251-7737
Horário de atendimento: segunda a sexta-feira das 8h às 18h

Cariacica

A Secretaria Municipal de Saúde de Cariacica informa que conta com 8 equipes psicossociais (psicólogo e assistente social) que atuam no âmbito da atenção básica e 1 equipe psicossocial exclusiva para atendimento de usuários de álcool e outras drogas. 

Caps

No município, existem dois Caps, que são de gestão estadual e atendem  moradores da cidade, assim como um Caps infanto-juvenil, que é de gestão municipal. 

>> Caps II Cidade
BR 262, km 0 – CRE Metropolitano, Ed. Cristiano Tavares Collins, 2º Piso, Jardim América
Tel: (27) 3388-3786 / 1999
Horário de atendimento: segunda a sexta-feira das 7h às 17h
>> Caps II Moxuara 
Rodovia Governador Jose Sette, Km 6,5 – Ladeira Alameda Elcio Álvares, s/nº, Tucum
Tel: (27) 3344-7125
Horário de atendimento: segunda a sexta-feira das 7h às 17h
>> Caps Infantil 
Avenida Gláuber Rocha, nº 101, Rosa da Penha
Telefone: (27) 3354-7075
Horário de atendimento: segunda a sexta-feira das 7h às 17h

Hospital para urgências psiquiátricas (HEAC)

O hospital é de gestão estadual e fica localizado no bairro Tucum, na Rua Alameda Élcio Álvares, 339 e funciona 24h. 

Unidades básicas de saúde

O atendimento com as equipes citadas acima é realizado com encaminhamento feito pelas equipes de atenção básica nas unidades de saúde.

Guarapari

A Secretaria Municipal de Saúde informa que o município de Guarapari possui o Ambulatório de Saúde Mental, no Centro Municipal de Saúde, e o Centro de Atenção Psicossocial - Caps. 

Para receber atendimento, o primeiro passo é procurar a unidade de saúde de referência e durante a consulta na unidade, observando a necessidade, o mesmo será encaminhado para o atendimento com a equipe de saúde mental do município.

Caps

O Caps possui uma equipe multiprofissional com psicólogos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, terapeuta ocupacional, psiquiatra, pedagogo e assistente social.

>> Caps II
Rua Prefeito Epaminondas de Almeida, 598, Parque da Areia Preta
Telefone: (27) 3262-2956
Horário de atendimento: segunda a sexta-feira das 8h às 17h

Ambulatório de Saúde Mental

Casos leves e moderados em saúde mental são encaminhados para o Ambulatório de Saúde Mental, localizado no Centro Municipal de Saúde. O ambulatório possui equipe com psicólogos adulto e infantil, enfermeiro, assistente social e fonoaudióloga.

>> Centro Municipal de Saúde
Rua Linhares, 146, Muquiçaba
Telefone: (27) 3261-5716
Horário de atendimento: segunda a sexta-feira das 7h às 16h

Viana

A Prefeitura de Viana informa que disponibiliza gratuitamente o atendimento psicológico presencial nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município.

O morador que apresentar sintomas de depressão, ansiedade ou qualquer outro sofrimento mental pode procurar uma UBS mais próxima de onde reside. 

No caso de necessidade de acompanhamento psicológico, o profissional médico ou enfermeiro irá realizar o encaminhamento dessa pessoa para uma das UBS do município que contam com um psicólogo. 

Esse profissional  faz o primeiro atendimento individual e o acompanhamento posterior pode ser individual ou em grupo, dependendo da avaliação de cada caso. 

Quando necessário o paciente é encaminhado ao psiquiatra e, nestes casos, é agendada uma consulta na Policlínica de Viana, onde são ofertados aos moradores consultas ambulatoriais especializadas.

Pontos moeda