Covid-19: Saiba onde estão sendo realizados testes na Grande Vitória

Saúde

Covid-19: Saiba onde estão sendo realizados testes na Grande Vitória

Para combater a covid, as prefeituras da Grande Vitória disponibilizaram pontos de coleta que identificam a doença através do teste rápido e RT-PCR

Foto: Reprodução

A testagem em massa da covid-19 é fundamental para o controle e para o combate à pandemia. Por causa disso, as prefeituras da Grande Vitória disponibilizaram pontos de coleta para diagnóstico da doença através do teste rápido e do RT-PCR. 

Em algumas unidades, não há necessidade de agendamento on-line. Em outras, apesar de não ser necessário o agendamento, o paciente deve passar por uma triagem médica para realizar a coleta. 

Saiba onde fazer os testes na Grande Vitória: 

> Vitória

A Secretaria de Saúde de Vitória informou que o teste rápido de covid é disponibilizado pelo Estado e realizado nas Unidades de Saúde nos seguintes bairros:

Alagoano e Andorinhas (somente para pacientes cadastrados na Unidade); Consolação e Forte São João (somente para pacientes cadastrados na Unidade); Ilha das Caieiras e Itararé (somente para pacientes cadastrados na Unidade); Jabour, Jardim da Penha, Maruípe e Santa Luiza (somente para pacientes cadastrados na Unidade); Santo André e Centro
Horário: Manhã e tarde.

Entretanto, o paciente precisa ser avaliado pelo profissional que vai indicar ou não a necessidade de realização do teste.

Já o teste RT-PCR é feito no Centro de Testagem na Ilha de Santa Maria. O paciente é encaminhado pelo serviço de saúde para a realização do exame. 

> Vila Velha

Nas Unidades de Saúde do município, o teste é de livre demanda e a pessoa não precisa passar por triagem. No entanto, é necessário apresentar CPF ou Cartão Nacional do SUS para que a coleta seja feita. 

Ibes (segunda a sexta-feir,a, das 8h às 11h30 e de 13h às 16h); 
Vila Nova (segunda a quinta-feira, das 7h30 às 11h e de 13h às 16h e na sexta-feira das 7h30 às 11h); 
Vila Batista (segunda a quinta-feira, das 7h30 às 11h e de 13h às 16h e na sexta-feira, das 7h30 às 11h); 
Jardim Marilândia (segunda a quinta-feira, das 8h às 11h e de 13h às 15h e na sexta-feira das 8h às 11h); 
Barra do Jucu (segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e de 13h às 15h30); 
Barramares (segunda e terça-feira, das 8h às 11h e de 13h às 16h. De quarta a sexta-feira, das 8h às 11h); 
Ponta da Fruta (segunda a sexta-feira, das 8h às 11h); 
Terra Vermelha (segunda a sexta-feira,  das 8h às 11h30 e de 13h às 16h).
Postos Volantes
Tartarugão (entrada lateral) (segunda a sexta-feira, das 7h30 às 15h30); 
Vila Natalina (segunda a sexta-feira, das 18h às 21h e no sábado, das 14h às 20h); 
Centro Integrado (segunda a domingo das 9h às 17h).
*Horário válido apenas neste último final de semana.

> Cariacica

Em Cariacica, os testes rápidos para confirmar ou não a contaminação por covid-19 podem ser feitos durante toda semana, inclusive, nos finais de semana e feriados. Não é necessário estar com sintomas fortes para fazer o exame.

Os testes rápidos são realizados nas Unidades de Saúde dos seguintes bairros:

- Alto Lage, Bela Vista, Campo Verde, Cariacica-Sede, Flexal II, Itapemirim, Jardim América, Jardim Botânico, Mucuri, Nova Brasília, Nova Canaã, Nova Rosa da Penha II, Novo Brasil, Operário, Oriente, Padre Gabriel, Porto de Santana, Santa Luzia, Santana, São Geraldo, São João Batista, Sotelândia e Vila Graúna.
Horário: De segunda a sexta-feira, das 7h às 15h30.
- Bela Aurora, Itaquari, Rio Marinho, Santa Bárbara, Santa Fé, São Francisco e Valparaíso.
Horário: De segunda a sexta-feira, das 7h às 18h30.

O Centro de Testagem de Itaquari, anexo à UBS de Itaquari, está funcionando todos os dias da semana no horário de 8h30 às 17h30.

Nos demais pontos, os moradores de Cariacica também podem contar com dois pontos externos de testagem, que funcionam de segunda a sexta-feira na Ceasa das 8h às 15h30 e no Terminal de Jardim América das 12h às 20h.

> Serra

A Secretaria de Saúde da Serra informou que o RT-PCR é realizado nas três Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs) e em cinco Unidades Regionais de Saúde:

Carapina, Serra-Sede e Castelândia (de segunda a sexta-feira, das 8h às 12 horas e das 14h às 18 horas). 
Segundo a prefeitura, a testagem é feita somente de segunda a sexta. Quanto ao teste rápido (antígeno), ele é realizado em cinco, das seis 
Unidades Regionais de Saúde: Boa Vista, Feu Rosa, Novo Horizonte, Jacaraípe e Serra Dourada.


Unidades Básicas: Bairro de Fátima, Carapina Grande, Nova Carapina II, Planalto Serrano A, Jardim Carapina, José de Anchieta, Laranjeiras Velha, Barcelona, São Marcos, Vista da Serra, Taquara II, Central Carapina, Eldorado, Cidade Continental, Vila Nova de Colares, Nova Almeida e Carapebus.

A prefeitura ressaltou ainda que tanto nas UPAs quanto nas Unidades de Saúde, a realização do RT-PCR acontece por meio de pedido médico, após uma consulta. No município, a coleta só acontece por livre demanda, ou seja, sem encaminhamento médico, no Laboratório Municipal da Serra. Não há necessidade de encaminhamento médico. 

> Guarapari

A Prefeitura de Guarapari está realizando atendimento de livre demanda para testagem rápida de antígeno no Complexo Esportivo. Não é necessário apresentar sintomas para realização do teste.

A Central de Testagem Avançada contra a covid-19, que funciona ao lado da Delegacia da Mulher, no bairro Muquiçaba, passa a atender através de um encaminhamento da Unidade de Pronto Atendimento (UPA-24h), unidades de saúde e Complexo Esportivo. O funcionamento é de segunda a sexta, das 7h às 15h30 e no sábado, das 8h às 12h. 

> Fundão

A Prefeitura de Fundão informou que a testagem para Covid-19 por meio do teste RT-PCR para assintomáticos (sem sintomas) é gratuito, sem agendamento e acontece de 9h às 10h nos seguintes dias: 

Timbuí: terça-feira;
Praia Grande: terça e sexta-feira;
Especialidades Fundão Sede: segunda a sexta-feira.












Pontos moeda