Saúde

Novas doses da Coronavac serão enviadas para os municípios do ES imediatamente

O anúncio foi feito pelo governador Renato Casagrande, após aprovação da Anvisa para que crianças e adolescentes de 6 a 17 anos tomem a vacina

Dayse Torres

Redação Folha Vitória
Foto: sesa

Com a aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para que crianças e adolescentes de 6 a 17 anos, que não sejam imunocomprometidos sejam vacinados com vacina Coronavac, o Governo do Espírito Santo anunciou que vai enviar novas doses do imunizante imediatamente para os municípios capixabas. 

O anúncio foi feito no Twitter do governador Renato Casagrande, na tarde desta quinta-feira (20). De acordo com ele, o objetivo é ampliar a vacinação dessa faixa etária. 

Foto: Reprodução / Twitter

A Anvisa aprovou no início da tarde desta quinta-feira o uso da vacina Coronavac, produzida pelo Instituto Butantan, em crianças e adolescentes de 6 a 17 anos que não sejam imunocomprometidos. A aprovação foi por unanimidade.

A apresentação técnica da agência demonstrou a segurança e a efetividade da aplicação de duas doses da Coronavac, com intervalo de 28 dias, na população pediátrica.

Até então, a única vacina aprovada no Brasil para este público-alvo era o imunizante da Pfizer, que já começou a ser aplicado em crianças de 5 a 12 anos.

O Instituto Butantan pedia a aprovação da Coronavac para a faixa etária de 3 a 17 anos. A análise técnica da Anvisa, no entanto, considerou que os dados apresentados até agora são robustos apenas para a faixa etária de 6 a 17 anos.

O estudo técnico da Anvisa indica, ainda, que a Coronavac não deverá ser aplicada em crianças imunocomprometidas (como aquelas em tratamento para câncer) porque ainda faltam dados sobre os benefícios para esta população.

LEIA TAMBÉM: 

>> Três hospitais do ES já estão com 100% dos leitos ocupados para pacientes com covid-19