Saúde

Teste de covid: senhas passam a ser distribuídas para evitar filas nos terminais do Transcol

Caso o atendimento das senhas termine dentro do horário de funcionamento dos pontos de testagem, o atendimento continuará até o final do horário proposto, às 20h

Foto: Vitor Ferri/ Folha Vitória

Para evitar filas nos pontos de testagem dos terminais do Transcol da Grande Vitória, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesa) decidiu atender a população mediante a distribuição de senhas. A mudança começou a valer nesta segunda-feira (17).

Segundo a Sesa, estão sendo distribuídas diariamente 200 senhas no Terminal de Jardim América, em Cariacica; 200 no Terminal de Itaparica, em Vila Velha; e 300 no Terminal de Laranjeiras, na Serra.

Ainda de acordo com a secretaria, caso o atendimento das senhas termine dentro do horário de funcionamento dos pontos de testagem, o atendimento continuará até o final do horário proposto, às 20h.

Na tarde desta segunda-feira (17), uma fila se formou nos terminais de Jardim América, em Cariacica, e de Laranjeiras, na Serra. As pessoas aguardavam para fazer o exame. 

Por nota, a Sesa disse que nos pontos de testagens dos dois terminais são disponibilizados testes rápidos de antígenos e que não há qualquer intercorrências na distribuição dos testes aos locais.

A Secretaria disse ainda que, entre dezembro de 2021 e a segunda semana de janeiro, já distribuiu aproximadamente 500 mil testes de antígenos aos municípios capixabas e que vem orientando, por meio de ofício, a ampliação a capacidade de testagens contra a covid-19.

Durante uma coletiva de imprensa na tarde desta segunda, o secretário de Saúde, Nésio Fernandes, explicou que um dos motivos para as longas filas nos locais de testagem é o fato de os próprios profissionais de saúde que aplicam os exames terem se contaminado com o vírus e, consequentemente, estão sendo afastados.

"Houve momentos em que os profissionais de saúde se contaminaram e precisamos afastá-los. Pedimos paciência para a população, pois nossa meta é atender a todos", disse o secretário.

Pontos moeda