Saúde

AO VIVO | Covid-19: subsecretário atualiza informações sobre a doença no ES

Em coletiva de imprensa online, Luiz Carlos Reblin atualiza as informações sobre o enfrentamento à pandemia da Covid-19

O subsecretário de Estado de Vigilância em Saúde, Luiz Carlos Reblin, concede, nesta segunda-feira (16), uma coletiva de imprensa online para atualizar as informações sobre o enfrentamento à pandemia da Covid-19. Acompanhe.

Subsecretário relembra cuidados contra a covid-19

"Esteja com seu esquema vacinal em dia, verifique qual é a vacina que você precisa tomar naquele momento, procure uma Unidade de Saúde. Temos a dificuldade de vacinas para menores de 12 anos. A máscara é ferramenta importante especialmente para pessoas, com doenças que diminui a capacidade de responder à covid e a outras doenças. O teste ajuda a confirmar se você tem ou não a doença. Com sintomas, tome cuidados de se isolar dos demais familiares e local de trabalho. Se não for covid, continue os cuidados para evitar transmitir a doença que, porventura, você tenha".

"Autoridades precisam interromper mentiras e notícias falsas sobre as vacinas nas redes sociais", afirma subsecretário

"Tem uma organização lançando mentiras nas redes sociais sobre a vacina. Nós, com autoridade do secretário, já definimos que vamos encaminhar isso para as autoridades, para que elas adotem as medidas necessárias para interromper a transmissão de mentiras e notícias falsas, nas redes sociais, sobre as vacinas. Colocamos essa medida como importantíssima, para que a gente recupere a cobertura vacinal das demais vacinas também".

ES deve receber vacinas contra a covid, neste mês, para regularizar estoque nos municípios

"O Ministério da Saúde nos informou que, em janeiro, vamos receber vacina para regularizar situação de estoque nos municípios. Não conseguimos realizar regularização de contas junto aos fabricantes e temos expectativa de que no mês de janeiro seja possível receber doses. Em função disso, não pactuamos com municípios situação da vacinação. Vamos trabalhar na quinta-feira em uma reunião e fazer o pacto do formato da intensificação que realizaremos a partir deste início de ano. O Espírito Santo elaborou as premissas principais do plano Estadual de recuperação da cobertura vacinal. A questão da dificuldade é geral em relação a todas as vacinas. Temos duas que precisamos alcançar cobertura de 90%. As outras, cobertura de 95%".

Covid-19: ES tem remédios para idosos com comorbidades

"Medicamento utilizado para pacientes com mais de 65 anos com comorbidades, doenças que levam risco de adoecer de forma grave, está disponível na rede de unidades do Espírito Santo, e também o medicamento para o paciente que está internado, com condições definidas em protocolo. Os dois remédios têm resultados bons, diminuem o risco de óbito ou de agravar a covid".

ES é o 9º Estado com mais mortes por covid-19

"Onda está diminuindo lentamente em função das festividades do Natal e Ano Novo. Estamos no final desse período de transmissão. A queda deve se consolidar. Em relação aos óbitos, segundo o Ministério da Saúde, o Espírito Santo é o 9º Estado com a maior quantidade de óbitos proporcionalmente aos demais Estados. Aqui no ES, 73% dos óbitos tinham mais de 60 anos de idade. Junto com Santa Catarina, o ES é o Estado onde mais tem morador com idade avançada. Então, ainda assim, considerando esse fator da população, o Espírito Santo é o 9º colocado. No Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), é o 11º colocado".

ES teve mais de 60 mil casos confirmados somente em dezembro de 2022

"Esse número de casos, em outubro de 2022, somou 765 casos confirmados. Em novembro, final de outubro, iniciamos a 6º onda e saltamos para 32.858 casos. É muito natural quando a gente tem uma nova subvariante. Esse salto tão grande de casos decorre da presença da subvariante. Em dezembro de 2022, dobramos para 61.558 casos. É o processo da 6ª onda em andamento. Em janeiro de 2023, esse número já caiu até a data de hoje para 4.125 casos. Se analisarmos isso por semana, nossos estudos todos, de cálculos, incidências, notificações de doenças, são divididas por semanas epidemiológicas".

ES tem o maior número de casos de covid no Brasil

"Essa informação é verdade quando falamos de casos reportados. O ES é o Estado que mais testa. Temos uma política ativa de testagem, de livre demanda. Nenhum outro Estado tem essa política definida como no Espírito Santo. O morador capixaba, por iniciativa própria, pode se dirigir a um dos pontos de testagem, e realizar o teste. É natural que nós tenhamos o maior número de casos identificados pelo Brasil afora".

Foto: sesa


Pontos moeda