Linhares registra mais de 160 casos de dengue em janeiro
O percentual de crescimento do índice de confirmação da doença neste ano é de 21%, considerando a média mensal de 134 casos em 2022
Um levantamento realizado pela Vigilância em Saúde de Linhares apontou o registro de 163 casos de dengue em janeiro deste ano no município, que fica no Norte do Espírito Santo. Os bairros com maior incidência da doença são: Interlagos, Santa Cruz, Bebedouro, Centro, Aviso, Planalto, Araçá, Canivete e Novo Horizonte.
No ano passado, foram registrados 1.616 casos de dengue no município. O percentual de crescimento do índice de confirmação da doença é de 21%, considerando a média mensal de 134 casos em 2022.
Período chuvoso agrava o cenário
Com a chegada do período de chuvas volumosas e temperaturas elevadas e, também, em consequência do acúmulo de água parada em alguns locais, o ambiente se torna propício à reprodução acelerada do mosquito Aedes Aegypti, o transmissor de dengue, zika e chikungunya.
Por isso, a Vigilância em Saúde faz um alerta à população para redobrar os cuidados com a limpeza dos imóveis.
“Está havendo circulação viral e crescimento da reprodução do mosquito em todos os bairros. Todos devem cuidar de seus quintais, retirando os recipientes que sirvam de criadouros para o inseto, principalmente aqueles que acumulam água”, orientou o assessor técnico da Vigilância Ambiental, Sérgio Lubiana.
Ações de prevenção
Com o sinal de alerta ligado, os agentes de controle de endemias estão intensificando a eliminação de criadouros tanto na sede, quanto no interior do município, em especial nas praias que nesta época do ano recebem um grande número de turistas e veranistas.
Mas, cabe à população colaborar, vistoriando os quintais periodicamente para não deixar que o mosquito se prolifere.