Saúde

Brasileira viraliza ao trocar a cor dos olhos; especialista explica riscos

No Brasil, a técnica somente é permitida em casos de reabilitação de pessoas cegas, geralmente quando a córnea está comprometida

Redação Folha Vitória

Redação Folha Vitória
Foto: Reprodução / Montagem Folha Vitória
Reprodução: instagram @new-color_flaak / @layyons

Nos últimos dias um assunto tem tomado conta das redes sociais e gerado polêmica. Uma modelo brasileira se submeteu a um procedimento para mudar a cor dos olhos, na Suíça, por meio de uma cirurgia chamada queratopigmentação.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade de Saúde no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

No Brasil, a técnica somente é permitida em casos de reabilitação de pessoas cegas, geralmente quando a córnea está comprometida (esbranquiçada), a fim de não deixar um olho muito diferente do outro. 

Na cirurgia, são injetados pigmentos no tecido da córnea para se assemelhar com o olho natural. Já para fins somente estéticos, para pessoas com a visão normal, o procedimento realizado pode comprometer a saúde ocular.

“Esse procedimento limita muito o campo visual do paciente, comprometendo a sua visão periférica, além de desenvolver fotofobia, quando as pessoas têm sensibilidade e dor ao olhar para a luz. A cirurgia funciona como se fosse uma tatuagem na córnea. O paciente fica com a visão apenas no centro, pois ao redor, é preenchido pelo pigmento”, explica Guilhermo Tasayko, médico oftalmologista do Hospital de Olhos Vitória.

Além disso, o médico adverte que, por ter contato direto com a córnea, o procedimento pode induzir uma deformidade corneana, como se fosse um ceratocone, resultando em visão dupla. 

“A queratopigmentação é totalmente irreversível. O procedimento ainda pode gerar infecção ocular e até mesmo induzir um glaucoma”, destaca Tasayko.

O médico lembra ainda que o modo mais seguro para quem deseja mudar a cor do olho é o uso de lentes de contato colorida. "Mesmo assim, tomando todos os cuidados necessários para minimizar os riscos para a saúde ocular”, concluiu o médico oftalmologista.

LEIA TAMBÉM: Veja receita natural com óleo de rosa mosqueta das famosas para pele e cabelo