Saúde

Chá para desinchar até o Carnaval? Veja 3 receitas para perder barriga

Antes de tomar qualquer tipo da bebida é recomendado procurar um médico ou nutricionista para saber se você pode consumi-la, além da quantidade correta

Ana Carolina Monteiro

Redação Folha Vitória
Foto: Reprodução/Freepik

Faltam menos de duas semanas para o Carnaval no Brasil. Em Vitória, capital do Espírito Santo, a festa começa antes. Dentro de dois dias, o Sambão do Povo vai receber os desfiles das Escolas de Samba capixabas. Se você faz parte da turma que não abre mão da fantasia e descobriu que não está com o corpo do jeito que queria, é possível adotar algumas estratégias para afinar a silhueta.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade de Saúde no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Para quem sofre com a retenção de líquidos, mais conhecido como inchaço, sabe que aquela barriguinha indesejada é a primeira a aparecer, além do incômodo causado por mãos e pés inchados. Uma dieta desregulada, com consumo excessivo de sódio, mais concentrado em alimentos ultraprocessados pode piorar essa condição.

A retenção de líquido é um processo natural do organismo e pode ocorrer também pela falta de ingestão de líquido. Com a proximidade do Carnaval e os dias de festa, tem quem queira dar uma acelerada no processo. Alguns chás podem ajudar a diminuir a retenção.

LEIA TAMBÉM: Rejuvenescimento: chá da beleza para ter pele jovem é "peeling natural"; veja receita

Porém, antes de começar a tomar qualquer tipo da bebida é recomendado procurar um médico, nutricionista ou profissional de saúde especializado para saber se você pode consumi-la, além da quantidade correta e indicada para você. Apesar de serem naturais, os chás podem desencadear efeitos colaterais.

Vale destacar que o consumo excessivo de chás diuréticos pode desencadear a desidratação, devido à perda excessiva de líquidos e eletrólitos. Por isso, nada de fazer dietas por conta própria.

"Nem tudo é bom para todo mundo. Então, tem pacientes que, mesmo sendo natural (chás), podem passar mal e não fazer bem. então, o ideal, é que faça tudo com acompanhamento. Seja com nutricionista, com médico", pontua Luana Sarcinelli, fisioterapeuta pós-graduada em obesidade e emagrecimento, ortomolecular e práticas integrativas. 

O que fazer para desinchar até o Carnaval?

Mas será que tem como reduzir as medidas até o Carnaval? Segundo Luana, a resposta para essa pergunta é sim. "É possível, sim, desinchar em duas semanas e emagrecer também fazendo boas escolhas com alimentos antiinflamatórios, bebendo o líquido ideal, evitando excesso de alimentos industrializados, que geralmente incham bastante".

Entre os inúmeros tipos de chás que existem, Luana considera os de salsinha, cavalinha e folha de amora como os mais eficientes. Mas atenção! Sozinhos não fazem milagres. A mudança de hábitos é fundamental para alcançar o objetivo desejado.

Chás que vão te ajudar a desinchar e auxiliar na perda de peso

Mais uma vez, é fundamental lembrar que a quantidade de chá que deverá ser ingerido vai variar de um paciente para outro. 

"Até a quantidade de líquido a ser tomado durante o dia é personalizado. A gente tem o peso vezes 35 que é o líquido ideal. Então, sobre a quantidade, as nutricionistas que são parceiras aqui da clínica, que acompanham também os pacientes, indicam até um litro de chá não colocando muitas misturas de chás, aqueles que tem quatro, cinco componentes, porque podem não fazer bem", alerta Luana Sarcinelli.

Foto: Reprodução/Freepik @8photo

Receitas de chás

Chá de folha de amora

- Ingredientes

Duas colheres de sopa de folha de amora

250 ml de água

- Modo de preparo

Coloque os 250 ml de água em fogo alto e desligue logo após a fervura. Em seguida, acrescente as duas colheres de chá de folha de amora na água para fazer a infusão. Deixar por dez minutos, coar e consumir.

Chá de salsinha

- Ingredientes

1 ramo de salsinha fresca com talos (cerca de 25 g)

1 copo de água

1/4 de xícara de suco de limão

- Modo de preparo

Em uma chaleira, ferva a água com a salsinha picada. Quando ferver, desligue o fogo e deixe por 5 a 10 minutos. Depois é só coar e acrescentar o limão e servir.

Chá de cavalinha

- Ingredientes

1 colher de chá de cavalinha seca

1 xícara de chá de água

- Modo de preparo

Ferva a água e adicione a cavalinha. Pode ser em um infusor ou direto na água quente. Deixe entre 5 e 10 minutos. Coe o chá e sirva em seguida.

Dicas para reduzir retenção:

1. Tomar líquido ideal - peso x 35;

2. Evitar alimentos e bebidas inflamatórias;

3. evitar excesso de sal;

4. Praticar atividade física

Outra dica é apostar em tratamentos estéticos integrativos já que auxiliam na desintoxicação, na redução de medidas e retenção líquida.

LEIA TAMBÉM: Barulho durante o sono pode prejudicar o coração, aponta estudo