Pai e filha fazem partos juntos e participam do nascimento da 3ª geração da mesma família
Inspirada no pai obstetra há mais de 40 anos, médica resolveu seguir os mesmos passos. Desde então, eles já realizaram dezenas de partos em parceria
Mais que pai e filha, Hélcio Couto e Juliana Couto são parceiros de profissão. A médica decidiu seguir o caminho da Obstetrícia, assim como o pai, que está na profissão há mais de 40 anos.
Desde então, os dois já realizaram, juntos, dezenas de partos. Atuaram, inclusive, em nascimentos na própria família e acompanharam de perto a chegada de gerações diferentes nas famílias dos pacientes.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade de Saúde no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
Tudo começou quando a esposa Anidracir estava grávida de Juliana. Foi Hélcio quem trouxe a filha ao mundo. Depois, quando Juliana deu à luz Lorenzo, foi também o pai dela quem comandava a sala de parto.
O obstetra ainda participou do parto de outras duas netas, filhas de Fernanda. Desta vez, Juliana estava ao lado do pai no nascimento das sobrinhas, filhas de sua irmã.
“Quando escolhi ser médica, tive como inspiração a trajetória de vida dele, vendo o amor e carinho que ele tinha com as pacientes e a gratidão que elas têm com ele. Lembro bem que onde íamos tinha uma mãe que ele fez o parto. Aí elas mostravam os filhos, já grandes, que ele tinha trazido ao mundo”, conta Juliana Couto, de 37 anos, obstetra do Vitória Apart Hospital.
Terceira geração da mesma família
No último dia 11, pai e filha estiveram juntos para a realização de mais um parto. Luan chegou ao mundo com a ajuda da dupla. Rebeca Bertholini, mãe do bebê - e paciente de Juliana -, nasceu há 29 anos em um parto realizado pelo próprio Hélcio.
“Foi uma experiência gratificante porque o doutor Hélcio foi o médico que acompanhou meu nascimento e o da minha irmã Laura, que hoje tem 10 anos.
Eu fiz o pré-natal da minha filha Luna com ele, e agora tive o prazer de ter a doutora Juliana comigo nessa experiência com o Luan. Tê-los acompanhando a minha família há quase 30 anos é um privilégio.
O doutor Hélcio me ajudou a vir ao mundo e hoje eu agradeço a filha dele por me ajudar a trazer meu filho ao mundo.
É uma alegria e eu agradeço muito. São grandes profissionais, com uma experiência imensa”, disse.
O cuidado e atenção com as pacientes, herdados do pai, é motivo de muito orgulho para Juliana.
“Eu sempre achei a Obstetrícia uma especialidade emocionante por trazer vidas ao mundo. Hoje, a maioria das minhas pacientes são filhas das pacientes dele. São pessoas que ele trouxe ao mundo e hoje eu trago os filhos delas ao mundo. É muito emocionante ter meu pai na sala de parto me auxiliando. É uma troca, uma experiência sem medidas. Confesso que meu coração fica cheio de alegria quando ele está ao meu lado, partejando comigo”, revela a médica, pós-graduada em ginecologia e obstetrícia.
Para Hélcio, atuar ao lado da filha é um momento de muita alegria.
“Eu sugeri que ela fizesse cirurgia plástica, mas ela garantiu que queria seguir o meu caminho na Obstetrícia. Nós operamos sempre juntos, é uma alegria. Toda cirurgia que a gente pode marcar, a gente marca junto. O bom de atuar junto dela é que um já conhece bem o outro, já sabe como o outro funciona. Ela é uma filha maravilhosa e excelente profissional”, orgulha-se o obstetra.
LEIA TAMBÉM: Brasileira viraliza ao trocar a cor dos olhos; especialista explica riscos