• Velocidade do vento

  • Previsão de chuva

  • Nascer do sol

  • Por do sol

Umidade relativa do ar: Índice de raios UV:

Alerta: barulho, sol e multidão podem prejudicar a saúde dos bebês no Carnaval

Saúde

Alerta: barulho, sol e multidão podem prejudicar a saúde dos bebês no Carnaval

Folia pode deixar os bebês inquietos e atrapalhar a rotina da criança

Foto: Divulgação

A maior festa popular do Brasil está chegando e os pais são rodeados de dúvidas e preocupações na hora de curtir o Carnaval com seus filhos. Questões como barulho, sol, sono e multidões podem deixar qualquer bebê inquieto e atrapalhar a rotina da criança. A saída é aproveitar este momento com equilíbrio e respeitando o limite de cada criança.

Confira cinco dicas importantes que preservam a proteção e segurança dos bebês foliões. 

1- Música na dose certa

Essa época do ano é conhecida pela música alta. Os bebês e crianças têm os ouvidos mais sensíveis. Uma das possibilidades é curtir os bloquinhos e matinês com abafadores de som para manter as orelhinhas protegidas durante o período exposto aos ruídos em grande escala. Outro cenário é buscar festas direcionadas especialmente para a idade do pequeno. Alguns movimentos já preparam o ambiente de acordo com o conforto desses mini foliões.

2- Dia de curtição

Ao contrário das crianças maiores e dos adultos, os pequenos não têm resistência e paciência. Por esse motivo, a indicação é que o bebê só saia de casa em grandes movimentações após todas as vacinas tomadas e não permaneça por grandes períodos de tempo junto às aglomerações ou ambientes fechados, sem circulação de ar natural. O melhor remédio para curtir é o bom senso e o equilíbrio para manter o bem-estar do bebê.

3- Hora da soneca

Uma dica importante é respeitar os horários de sono do bebê. A maioria das crianças tem rotinas para dormir e sair no momento do descanso pode causar muito choro e irritação. Para evitar desconfortos, a opção é aproveitar as festas de Carnaval em horários fora dos períodos de soneca, assim mães e filhos curtem sem estresse e sem transtornos à rotina dos bebês.

4- Fresco e protegido

O sol e o calor, na maioria das vezes, estão intensos na época do Carnaval. Então, é essencial proteger a criança com roupas apropriadas para deixar o corpo livre e fresco durante a folia. Por essa razão, vale investir em uma fantasia com tecido leve e respirável. O uso de canguru também pode contribuir para deixar as mamães e seus filhos confortáveis.

Além disso, é indispensável aplicar protetor solar regularmente para preservar a pele sensível das crianças e evitar queimaduras. Investir na hidratação com água, leite ou sucos também é importante, pois ajuda a amenizar a temperatura e manter o nível de líquidos do corpo estabilizado, já que em climas quentes há mais perda pelo suor.

5- Sempre limpinho

Manter os bebês sempre limpos e secos é indispensável para o bem-estar em qualquer momento. As altas temperaturas, o suor e a agitação do Carnaval exigem maior atenção a este quesito. Por isso, o ideal é trocar de fralda a cada duas horas para garantir que o bebê esteja sempre higienizado e protegido de assaduras.

As dicas são da Pom Pom cuidados infantis, que apoia a curtição desse momento entre mãe e filho com moderação.