ES amplia pontos de testagem para covid-19; saiba onde fazer o exame
Unidades móveis passarão a funcionar em Vitória, Serra e Vila Velha mediante agendamento no site do Governo do Estado
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) ampliou pontos de testagens para detecção da Covid-19 na Grande Vitória. A partir desta terça-feira (8), os moradores de Cariacica, Serra, Vila Velha e Vitória poderão realizar teste rápido.
Em Cariacica, a testagem acontecerá no Fórum do município, próximo à prefeitura, localizado no bairro Alto Lage, de segunda a sexta-feira. No local, estará estacionada a unidade móvel que atualmente está no Parque Moscoso, em Vitória. Os atendimentos serão das 8h30 às 12h e das 13h30 às 16h.
Ainda na terça (8), uma outra unidade de testagem será instalada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Serra Sede. O horário de funcionamento no local será o mesmo de Cariacica. A medida tem como objetivo garantir maior fluxo de testagem no Estado, além de garantir proximidade e facilidade aos cidadãos.
As unidades móveis são fruto de uma parceria entre a Sesa, Unimed Vitória e Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes).
Em cada um dos novos pontos estratégicos, serão disponibilizados diariamente uma média de 140 vagas, que devem ser agendadas por meio do site www.saude.es.gov.br/agendamento. Na Serra, segundo a prefeitura, serão 200 testes diários. Inicialmente, a testagem será feita até o dia 18 de fevereiro, sendo que o prazo pode ser estendido posteriormente.
Início da testagem na Universidade de Vila Velha (UVV)
Na próxima segunda-feira, dia 14 de fevereiro, a unidade de testagem móvel vai para a Universidade de Vila Velha (UVV). O atendimento será realizado de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 17h.
O teste será disponibilizado por agendamento on-line para o público externo e livre demanda aos professores e alunos do local. A organização é de responsabilidade da instituição de ensino.
A previsão é de que sejam disponibilizados 400 testes por dia, com 300 destinados ao agendamento e 100 aos servidores e alunos.
A ação será realizada no campus da universidade por 30 dias e pode ser estendida posteriormente.
Número de testes no Estado
Até esta segunda-feira (7), o Espírito Santo tinha em estoque 931 mil testes de antígeno para Covid-19. Apenas em 2022, foram distribuídos aproximadamente 800 mil exames aos municípios capixabas, sendo encaminhados de acordo com a solicitação e necessidade de cada local.
Pontos de testagem em todos os municípios
O Governo do Estado, junto aos 78 municípios capixabas, vem trabalhando para ampliar a oferta de testagem contra a Covid-19 à população pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O cidadão pode identificar os mais de 800 pontos ofertados na aba “testagem” no site: www.vacinaeconfia.es.gov.br.
Confira listagem dos locais na rede pública estadual com dias e horários de atendimento (é necessário agendar previamente no site https://agendamento.saude.es.gov.br/):
- Hospital Jayme Santos Neves (HJSN), Serra: de segunda a segunda, das 07h30 às 11h30 e das 13h30 às 18h. Somente teste de antígeno.
- Aeroporto de Vitória: de segunda a segunda, 24h por dia. Testagem apenas por agendamento e para pessoas que desembarcam. Testes de antígeno e em caso de resultado negativo, tendo o paciente sintomas gripais, é coletado RT-PCR. Também é realizado RT-PCR àqueles que necessitam deste tipo de exame por questões específicas como viagens ao exterior, eventos, comprovação em locais de trabalho, entre outros.
- Central de Abastecimento do Espírito Santo (CEASA), Cariacica: de segunda a sexta-feira, das 08h às 12h e das 13 às 15h. Testes de antígeno e em caso de resultado negativo, tendo o paciente sintomas gripais, é coletado RT-PCR.
- Centro de Reabilitação Física do Espírito Santo (CREFES), Vila Velha: de segunda a sexta-feira, das 08h às 11h e das 13h às 16h. Testes de antígeno e em caso de resultado negativo, tendo o paciente sintomas gripais, é coletado RT-PCR.
- Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), no Campus de Goiabeiras, Vitória: de segunda a sexta-feira, das 08h às 12h e das 13h às 16h. Testes de antígeno e em caso de resultado negativo, tendo o paciente sintomas gripais, é coletado RT-PCR.
- Hospital Estadual Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves (HIMABA), Vila Velha: de segunda a sexta-feira, das 08h às 11h30 e das 12h30 às 16h. Testes de antígeno e em caso de resultado negativo, tendo o paciente sintomas gripais, é coletado RT-PCR.
- Hospital Estadual Central (HEC), Vitória: de segunda a segunda, das 13h às 18h. Testes de antígeno e em caso de resultado negativo, tendo o paciente sintomas gripais, é coletado RT-PCR.
- Hospital Roberto Arnizaut Silvares (HRAS), São Mateus: de segunda a sexta-feira , das 12h às 18h. Testes de antígeno e em caso de resultado negativo, tendo o paciente sintomas gripais, é coletado RT-PCR.
- Faculdade Multivix, no Campus de Vitória: de segunda a sexta-feira, das 08h às 11h30 e das 12h30 às 16h. Testes de antígeno e em caso de resultado negativo, tendo o paciente sintomas gripais, é coletado RT-PCR.
- Rodoviária de Vitória: de segunda a sexta-feira, das 08h às 12h e das 13h às 16h. Testes de antígeno e em caso de resultado negativo, tendo o paciente sintomas gripais, é coletado RT-PCR.
- Rodoviária de Colatina: de segunda a quinta-feira, das 08h às 12h e das 13h às 16h; na sexta-feira das 08h às 12h. Testes de antígeno e em caso de resultado negativo, tendo o paciente sintomas gripais, é coletado RT-PCR.
Já nos terminais do Sistema Transcol de Laranjeiras, na Serra; de Jardim América, em Cariacica e; de Itaparica, em Vila Velha, a oferta é de testes de antígeno por livre demanda. Entretanto, devido à alta demanda nos últimos dias para o atendimento, os locais passaram a contar com a distribuição de senhas.
Em Jardim América são 200 senhas, no Terminal de Itaparica 200 senhas e Terminal de Laranjeiras 300 senhas, com funcionamento de segunda a sexta-feira, das 12h às 20h.