Não tem para onde fugir! Após noites em claro e dias seguidos de alimentação desregulada durante o Carnaval, o corpo logo apresenta alguns sinais de que está sobrecarregado. O principal deles, o inchaço típico da retenção de líquidos no período pós folia.
> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas pelo WhatsApp? Clique aqui e participe do nosso grupo de Saúde!
Segundo a nutricionista Júlia Rocha, agora é a hora de reequilibrar tudo de novo! Pra quem acha que é preciso grandes receitas e muito trabalho, está bastante enganado.
“Após o feriado, o principal é não se desesperar e ficar se culpando. Se acolha e volte pra rotina saudável, faça o básico. Beba bastante água (se possivel beber uma quantidade maior do que já está acostumado seria ótimo para ajudar a desinchar), consumir frutas cítricas, consumir bastante proteína magra e vegetais/saladas. E não se esquecer de ter uma boa noite de sono”.
Júlia explica que o álcool é um diurético e leva à desidratação geral. A pele fica seca e até mesmo parecendo enrugada. Ao mesmo tempo, o rosto pode ficar inchado devido à vasodilatação (aumento do diâmetro dos vasos sanguíneos).
“Quando as artérias relaxam, aumentam de calibre e liberam que uma passagem maior de sangue extravase para os pés. Como há mais sangue que o normal, o corpo tem dificuldade em drená-lo de volta para o coração, o que provoca inchaço”, explica a nutricionista.
Vale lembrar que ao ingerir bebida alcóolica, normalmente, reduz-se o consumo de água. Então, a pessoa apenas expele a água do organismo e não repõe na quantidade necessária.
Uma boa noite de sono também é fundamental nesse processo. É exatamente durante o sono de boa qualidade que os hormônios de fome e saciedade se regulam.
Dicas para combater a retenção de líquido no corpo
Júlia reforça que a hidratação tem papel indispensável quando o assunto é evitar os inchaços e desinchar!
“Beber bastante água é indispensável para evitar o inchaço, pois a hidratação adequada colabora com o bom funcionamento dos rins e a eliminação de toxinas do organismo, quanto mais água nosso corpo consome, mais urinamos e mais eliminamos as toxinas do organismo. Se não fazemos isso, começamos a gerar um processo inflamatório no corpo com o acumulo de toxinas”, disse.
Se você não é muito adepto de frutas, que tal reavaliar e testar o consumo de algumas delas? Abacaxi, laranja, mamão, melancia e melão contêm alto teor de água e fazem parte das que podem auxiliar no processo de desinchaço.
E tem mais! “Aposte no consumo de fibras para auxiliar o funcionamento do seu intestino e promover maior saciedade”, finaliza.
Sucos detox
1. REFRESCANTE COM HORTELÃ
Ingredientes:
– 1 maçã;
– 2 fatias de abacaxi;
– 2 fatias de gengibre;
– suco de 2 limões;
– 6 folhas de hortelã;
– 200 ml de água.
Modo de fazer:
Bata tudo no liquidificador. Não é necessário adoçar!
2. XÔ RETENÇÃO
Ingredientes:
– 1 fatia de melancia (grossa e picada);
– 250 ml de água;
– 1 colher de sopa de gengibre (cheia).
Modo de fazer:
Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata!
3. SUCO VERDE
– suco de meio limão;
– 150 ml de água de coco;
– 1 maçã vermelha pequena com casca (lavada e higienizada);
– 1 folha de couve (lavada e higienizada);
– 1/3 de pepino com casca (lavado e higienizado).
Modo de fazer:
Em um liquidificador, coloque o suco de limão e a água de coco. Em seguida, corte a maçã e o pepino em quadrados. Rasgue a couve e acrescente. Bata tudo até ficar uma mistura liquida e homogênea. Beber em seguida. Não coar!
4. SUCO LARANJA
Ingredientes:
– 150 m de suco de laranja;
– suco de 1 limão;
– uma fatia de mamão;
– meia cenoura sem casca.
Modo de fazer:
Cortar o mamão e a cenoura e colocar no liquidificador. Acrescentar o suco de limão, o de laranja e bater. Se o suco ficar muito grosso, acrescente um pouco de água. Caso queira adoçar, use mel!
5. DETOX DE MELÃO
Ingredientes:
– meio melão;
– suco de 2 limões;
– 200 ml de água;
Modo de fazer:
Em um liquidificador junte o suco de limão, os 200 ml de água, os melões cortados em cubos e bata. Caso queira deixar o suco mais refrescante, é só acrescentar gelo.
LEIA TAMBÉM: Veja lista de exercícios rápidos para fazer em qualquer lugar e manter a forma