Saúde

Conheça 6 novidades da medicina para a beleza, a saúde e o alívio da dor

Tratamentos revolucionários, modernos e de precisão. Novas tecnologias e procedimentos prometem alívio de dores, rejuvenescimento e emagrecimento em 2023. Confira!

Ana Carolina Monteiro

Redação Folha Vitória
Foto: Reprodução/Freepik - @pressfoto

Novos tratamentos prometem revolucionar 2023 quando assunto é beleza, saúde e bem-estar. Segundo especialistas, as tecnologias, que proporcionam técnicas menos invasivas, vêm para somar e aperfeiçoar a resposta em diversas aéreas da medicina.

> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas pelo WhatsApp? Clique aqui e participe do nosso grupo de Saúde!

Todas essas novidades prometem melhorar, por exemplo, o contorno do rosto, reduzir a celulite, estimular a produção de colágeno, repôr de nutrientes por meio de injetáveis e até mesmo reduzir a dor. A reportagem do Folha Vitória foi atrás dessas novidades e lista agora ela para você.

Estética e beleza

Segundo a médica dermatologista Thaiz Rigoni, a revolução na área da beleza está diretamente ligada às técnicas que prometem tratar o rosto de forma natural, sem grandes transformações, com foco no estímulo de colágeno. Eles fazem com que o paciente rejuvenesça a medida que o tempo passa .

Thaiz destaca o chamado Liftera, um ultrassom microfocado. Para a especialista, uma das revoluções nos tratamentos que está chegando para 2023.Por meio de um pulso digital, entrega maior efeito e precisão no ponto de coagulação, podendo ser feito principalmente no rosto.

"São os tratamentos faciais com efeito liffiting, sustentação da face, abertura do olhar, e também tratamento da papada e pescoço. Algumas pequenas gorduras localizadas corporais também podem ser feitas. O ultrassom promove pontos de coagulação na pele, gordura e músculo, levando a melhora da qualidade e espessura da pele, redução da flacidez e sustentação da face, além de redução de gorduras", explica.

O  tratamento não tem idade específica para ser feito, mas sim indicação. Se há algum sinal de flacidez já pode fazer, ou até mesmo antes de forma preventiva. 

Com relação às contraindicações, existem poucas, mas  que devem ser avaliadas em consulta. Quem tem placas de metal na face, por exemplo, não pode fazer sobre ela. A dermatologista pontua também que, de forma geral, a técnica pode ser utilizada de seis em seus meses ou anualmente, conforme o grau de flacidez.

LEIA MAIS: Lipoaspiração é a cirurgia estética mais realizada no mundo

Seguindo na aérea da beleza, a médica Karla Lessa destaca um outro tratamento para quem quer rejuvenescer de maneira natural, além de tratar o corpo por inteiro. O Átria é uma nova tecnologia de ultrassom micro e microfocado que atua na gordura localizada e na pele.

"A partir de 30 anos vamos perdendo cerca de 1% de colágeno a cada 6 meses. Quando a mulher está na fase da menopausa esse salto chega a 20%. Com isso, a pele fica fina, flácida, ocorre a perda de contorno e de gordura que ajuda na sustentação. O objetivo dessa tecnologia é forrar o assoalho e sustentar a pele para deixar-la mais firme. Quando aplicamos o ultrassom micro e microfocado, promovemos o estiramento da pele e do músculo formando uma ancoragem", detalha.

O interessante é que o equipamento conta com ponteiras que fazem uma espécie de glow skin. O que é esse efeito? Bem diferente daquele brilho causado pela oleosidade, ele deixa a pele mais iluminada e viçosa, com os poros mais fechados. O resultado, ainda de acordo com Karla, já pode ser conferido no dia seguinte da aplicação e permite um aspecto saudável, uniforme e iluminado.

LEIA MAIS: Volta às aulas: caderneta que comprova vacinação é obrigatória? Entenda

Já com relação aos efeitos no tratamento para o rejuvenescimento e redução da papada, melhora do cólo, pálpebras, além de abdomem, flanco, culote, e braço, a dermatologista destaca que eles serão vistos a partir de 30 dias, porém, é entre 40/ e 60 dias que serão melhor notados.

Ainda na aérea dermatológica, Dra. Alessandra de Melo, disse que a aposta para 2023 está nos lasers. Apontado como versátil, o PicoLo permite o tratamento de vários tipos de manchas. Entre eles, os melasmas, as sardas e as melanoses

"É um laser de picossegundos (com duração 10 vezes mais curtas que os outros lasers) e o único tratamento feito por meio de difração óptica (que a luz chega a profundidades específicas e focadas da pele). As ponteiras exclusivas garantem que cada micro disparo a frio tenha fluência uniforme, profundidade de penetração, segurança e distribuição uniforme de energia sem produção de calor", disse Alessandra.

A dermatologista explica que o laser promete reduzir a lesão epidérmica e aumentar a fragmentação das partículas e pigmentos profundos. Além disso, promove o rejuvenescimento de pele. Também pode ser aplicado para a remoção de tatuagens mais profundas, correção de cicatrizes, estrias, flacidez e acne.

Alessandra destaca que um dos grandes benefícios é o fato de não ser um procedimento agressivo. 

"Ele age como uma onda na pele, trabalhando camadas distintas da epiderme e da derme, fazendo o estímulo do colágeno de dentro para fora, de forma uniforme e a frio, prevenindo lesões na pele".

Qual a indicação?

O laser é indicado para todos os tipos de pele. O tempo de aplicação do equipamento é rápido: dura em média 15 minutos. Os resultados podem ser observados imediatamente e dentro de 20 dias a 4 meses os resultados finais, dependendo do tratamento. 

São indicados intervalos de no mínimo 15 dias entre as sessões. Após cada sessão, é fundamental fazer uso de filtro solar e hidratantes e ou clareadores específicos, para auxiliar na recuperação da pele.

Soroterapia: injetáveis para melhorar a saúde e a beleza

Acelerar os resultados em tratamentos para a saúde, como a reposição de nutrientes e também na área da estética como a indução da produção de colágeno endógeno, por exemplo.

Especialistas afirmam que os injetáveis são tendência mundial e já contam com muitos adeptos. Eles incluem tratamentos como a soroterapia, as aplicações intramusculares e também os estéticos para melhorar a aparência da pele, flacidez, a queima de gordura, além das já conhecidas harmonizações faciais.

Foto: Reprodução/Freepik - @wirestock

Vamos começar falando de saúde! Segundo a médica ortomolecular, Jordana Jantorno, a soroterapia e as aplicações intramusculares são ótimas opções. 

São aplicados diretamente na veia ou no músculo, e por isso, os ativos presentes, são absorvidos melhor pelo organismo. Essa absorção profunda permite resultados mais potentes e velozes.

“Essas reposições ajudam a manter a saúde, os níveis ideais de vitaminas e antioxidantes que são fundamentais para o pleno funcionamento do metabolismo e do organismo como um todo. E o conjunto dessas substancias é a receita para desfrutar de uma vida saudável e um organismo funcionando bem, claro que sempre nos baseando em exames de sangue feitos pelo paciente e na indicação para cada caso”, disse.

Alguns famosos defendem, e inclusive viralizam esses tratamentos em suas redes sociais, como é o caso de Kim Kardashian e Rihanna que aderiram à moda. No Brasil, a influenciadora Gabriela Pugliesi, a apresentadora Luciana Gimenez e a cantora Maraisa, também.

Beleza x injetáveis

Agora, quando o tema é beleza, os injetáveis podem tratar inúmeras aéreas do corpo e rosto. Os mais conhecidos são os bioestimuladores de colágeno, os preenchedores à base de ácido hialurônico, e os hidratante injetáveis também à base de ácido hialurônico.

O biomédico César de Alencar disse que são muitas as opções disponíveis e explica como podem ser feitas.

“Os injetáveis vieram para potencializar os resultados relacionados a estética. O mais incrível é que com eles conseguimos manter as peles rejuvenescidas e com reservas de colágeno, garantindo aparências mais jovens. O ideal é aderir aos tratamentos de maneira preventiva, assim os resultados são ainda mais incríveis”, disse ele.

César destaca um protocolo que chama de 'bumbum de ouro', responsável pela reposição do colágeno no glúteo, prevenindo a queda e a flacidez. 

A ginecologista e sexóloga, Lorena Baldotto lembra também que o tratamento apresenta excelentes resultados na flacidez dos grandes lábios da vagina com os bioestimuladores de colágenos. Também é possível fazer harmonizações quando os lábios vaginais são assimétricos.

Lorena conta que prescreve reposição de nutrientes dissolvidos no soro para tratar problemas ginecológicos, como as candidíases de repetição, problemas de imunidade entre outros.

Cirurgia plástica

O que promete revolucionar e melhorar o tratamento em 2023? Segundo o cirurgião plástico Ariosto Santos, o que há de mais novo neste universo é o InMode Bodytite. Trata-se de um equipamento de última geração que atua com radiofrequência assistida com lipólise para a remodelação 3D do corpo.

O procedimento promove um resultado uniforme no corpo do paciente; Menor incidência de hematomas, inchaço e dor; tempo de Recuperação mais rápido (se comparado a procedimentos cirúrgicos); Padrões de segurança superiores e comprovados, pontua o especialista.

Como atua?

Para cada procedimento, o médico pode usar uma ponteira específica para alcançar os resultados almejados. O Morpheus é indicado para o tratamentos faciais e corporais. Atua na remodelação adiposa subdérmica, por meio da coagulação da gordura e contração do tecido conjuntivo. 

É composta por agulhas revestidas em ouro e atinge as camadas mais profundas da pele. "É a única tecnologia de microagulhamento + radiofrequência de corpo inteiro para a remodelação adiposa subdérmica", disse Ariosto.

Tem ainda o aplicador BodyTite que realiza o tratamento em grandes áreas, como abdômen, coxas, braços, glúteos, entre outras, e pode complementar procedimentos cirúrgicos tradicionais, como a lipoaspiração, por causa da retração de pele que promove. 

Já o FaceTite remodela pequenas áreas do corpo, incluindo face e regiões de difícil acesso. Semelhante ao resultado de um lifting, por exemplo, utiliza energia de radiofrequência e um campo térmico para desfazer a gordura e melhorar a contração da pele no rosto, pescoço, braços, abdômen, costas ou coxas.

Por fim, o cirurgião plástico destaca o AccuTite. Essa ponteira é utilizada em áreas de difícil alcance na face e no corpo. 

Artrose: menos dor e mais alívio para os pacientes 

2023 também traz novidades que prometem aliviar as dores articulares. Médico ortopedista e traumatologista, Nilo Neto aponta o bloqueio dos ramos sensitivos das articulações e a radioablação dos nervos sensitivos como inovadores no segmento.

"Essa técnica surgiu recentemente, por meio de micro inervação das articulações. É uma descoberta anatômica, que possibilitou usar técnicas que são capazes de controlar arritimia, dor lombar crônica, e que agora está sendo aplicada à artrose".

A radiofrequência, por exemplo, é uma terapia de analgesia, ou seja, que tem efeito analgésico. Segundo Nilo, ela permite mais conforto ao paciente, evitando as dores crônicas provocadas pela artrose.

Benefícios do tratamento

O tratamento é indicado quando não é mais possível tratar o paciente com medicamentos, com fisioterapia ou outros métodos. "Ele surge para aliviar as dores por até 2 anos. Desta forma, o procedimento serve para articulações de ombros, quadris e joelhos", destaca o ortopedista.

Nilo disse também que a técnica pode ser aplicada em qualquer paciente diagnosticado com a doença. "Geralmente, pacientes jovens que tiveram traumas graves na articulação ou pessoas com idade mais avançadas, com sobrepeso ou processos inflamatórios provocados por doenças autoimunes2, conclui.

LEIA TAMBÉM: Busca por remédios para criança dormir cresce e acende alerta em médicos