Saúde

Dengue: balneários em Linhares terão salas de hidratação no Carnaval; saiba onde

As unidades de saúde funcionarão de sexta (9) até a quarta-feira (14) em regime de 24 horas. Após esse período, seguem com horário normal

Ana Carolina Monteiro

Redação Folha Vitória
Foto: Secom/PML
Carnaval em Pontal do Ipiranga, em 2020

Os números da dengue no Espírito Santo preocupam. O Estado vive uma epidemia da doença. Somente nas quatro primeiras Semanas Epidemiológicas de 2024 foram notificados 8.534 casos de dengue no território capixaba. A boa notícia é que não há confirmação de óbitos neste período.

Linhares, na região Norte capixaba, figura entre os 15 municípios com alta incidência de dengue nas últimas semanas, segundo dados do Boletim Epidemiológico mais recente da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), divulgado no último dia (2).

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade de Saúde no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

De acordo com informações da prefeitura, este ano, a cidade já registou 767 novos casos de dengue e 225 aguardam resultado do teste.

Diante disso e com a chegada do Carnaval, quando os turistas buscam o balneário da região para os dias de diversão à beira-mar, a gestão municipal decidiu manter abertas as salas de hidratação, locais onde as pessoas recebem soro por via oral ou intravenosa, a depender do estado clínico do paciente, funcionando em regime de 24 horas.

Pacientes com sintomas de dengue que buscarem as Unidades de Saúde de Regência, Povoação e Pontal do Ipiranga serão avaliados pelas equipes médicas e de enfermagem e poderão ser encaminhados ou não para essas salas. Se houver necessidade, será solicitado exame que detecta a doença.

Dependendo ainda dos sintomas apresentados, o paciente poderá ser encaminhado para o Hospital Geral de Linhares (HGL). 

Médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e farmacêuticos fazem parte das equipes de prontidão nesses locais.

Em casos onde seja necessária a remoção de pacientes para o HGL ou UPA Infantil, as unidades de saúde de Regência e Povoação contam com duas ambulâncias cada. Em Pontal do Ipiranga, três ambulâncias estarão à disposição, de acordo com a prefeitura.

Já em Linhares, duas das 35 unidades de saúde permanecerão de portas abertas: Planalto e Bebedouro que funcionarão das 7h às 19 horas. O Hospital Geral de Linhares e a UPA Infantil funcionarão 24 horas.

Com o fim do Carnaval, as unidades que estiveram fechadas retomam as atividades e as que ficaram em regime plantão, voltam a atender no horário de rotina.

20 cidades do ES receberão vacina contra a dengue pelo SUS

O grupo contemplado pelo Sistema Único de Saúde com a nova vacina contra a Dengue, a Qdenga é formado por crianças e adolescentes de 10 a 14 anos.

A faixa etária, segundo o Ministério da Saúde, concentra o maior número de hospitalização por dengue, depois de pessoas idosas (a vacina não foi liberada pela Anvisa para esse grupo).

Dos 78 municípios que fazem parte do Espírito Santo, 20 foram selecionados. Linhares não foi contemplada. Veja lista:

1. Vila Velha
2. Serra
3. Cariacica
4. Vitória
5. Guarapari
6. Afonso Cláudio
7. Viana
8. Laranja da Terra
9. Fundão
10. Itaguaçu
11. Santa Leopoldina
12. Domingos Martins
13. Santa Teresa
14. Venda Nova do Imigrante
15. Santa Maria de Jetibá
16. Ibatiba
17. Brejetuba
18. Marechal Floriano
19. Conceição do Castelo
20. Itarana

SERVIÇO

*Locais: Unidades de Saúde de Regência, Povoação e Pontal do Ipiranga (24 horas) 

*Dias: (9) sexta-feira / 10 (sábado) / (11) domingo / (12) segunda-feira / (13) terça-feira e (14) quarta-feira de Cinzas, até às 7h.

LEIA TAMBÉM: Fevereiro laranja: conheça os sintomas da leucemia aguda e tratamentos

Pontos moeda