Essa descoberta é resultado de um estudo recente publicado na revista científica ERJ Open Research.
A dieta saudável baseada em plantas é definida por um alto consumo de vegetais, frutas, grãos integrais e oleaginosas, e um baixo ou nulo consumo de produtos de origem animal.
Segundo a pesquisa, pessoas que adotam uma dieta com alto consumo de alimentos de origem vegetal têm uma redução de 19% no risco de desenvolver apneia obstrutiva do sono, em comparação com aquelas cujo consumo de alimentos vegetais é mais baixo.
LEIA MAIS: Especialista dá dicas de como alongar o corpo no trabalho
Além disso, o estudo revelou uma diferença entre aqueles que seguem uma dieta saudável baseada em plantas e aqueles que não consomem carne, mas cuja alimentação é menos saudável.
Indivíduos com uma dieta rica em carboidratos refinados, bebidas açucaradas e alimentos com alto teor de sódio têm um risco 22% maior de desenvolver apneia em comparação com aqueles que seguem uma dieta saudável.
Para chegar a esses resultados, os pesquisadores analisaram dados de 14.210 participantes da Pesquisa Nacional de Exame de Saúde e Nutrição, que forneceram informações sobre suas dietas através de um método de registro de 24 horas.
Embora esses achados sejam promissores, mais pesquisas são necessárias para confirmar essas associações.
A apneia obstrutiva do sono é um distúrbio potencialmente sério que envolve o bloqueio das vias aéreas superiores durante o sono, resultando em episódios de falta de ar e roncos altos. O tratamento pode incluir mudanças no estilo de vida, terapia fonoaudiológica e, em alguns casos, intervenções cirúrgicas.
LEIA TAMBÉM: Faz bem à saúde: quanto tempo devemos passar na cama depois de acordar?