Saúde

ES decreta situação de emergência por causa da dengue

Um centro de comando para o acompanhamento dos casos e desenvolvimento de ações estratégicas de combate à dengue será montado

Ana Carolina Monteiro

Redação Folha Vitória
Foto: Reprodução/Freepik @jcomp

O governador Renato Casagrande anunciou, na manhã desta quarta-feira (21), situação de emergência no Espírito Santo por causa da dengue. Até o momento, foram confirmados dois óbitos relacionados à doença, enquanto outros 11 casos estão sob investigação.

Casagrande informou que será montado um centro de comando para o acompanhamento dos casos e desenvolvimento de ações estratégicas de combate à dengue.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade de Saúde no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

O Centro Integrado de Comando e Controle de Arboviroses será centralizado no combate à doença. Durante seu pronunciamento, Casagrande destacou que 80% dos focos do mosquito transmissor da doença são identificados dentro das residências.

"Nós estamos neste ano de 2024, agora, neste momento, já observando uma situação mais grave. Nessa última semana, em especial, tivemos o maior número de confirmação de casos de dengue, superior a 2023. Temos também uma situação muito delicada nos estados vizinhos. Temos uma situação grave em diversos estados vizinhos", disse.

Casagrande destacou também a necessidade de manter os cuidados, ressaltando importância de uma maior integração e presença articulada para enfrentar o momento desafiador. 

"A situação exige de nós uma articulação e uma presença ainda mais forte e integrada para que a gente enfrente esse momento. Nós temos duas pessoas que já perderam a vida e temos 11 casos em investigação, então a situação exige que a gente continue tendo toda a atenção e cuidado", destacou o governador. 
Foto: Fernando Frazão/ Agência Brasil

Dengue pode ser contraída até quatro vezes

Durante o pronunciamento, o governador ressaltou ainda que a dengue pode ser contraída até quatro vezes durante a vida, com quatro sorotipos distintos que causam a doença. 

No Espírito Santo, os sorotipos 1 e 2 estão em circulação, enquanto os tipos 3 e 4 foram identificados nos estados vizinhos, aumentando a probabilidade de entrada no estado. 

Vacinação contra dengue somente em setembro no ES

A vacina contra a dengue só deve chegar ao Espírito Santo em setembro. A informação foi divulgada pelo secretário de Saúde do Estado, Miguel Duarte, durante uma coletiva de imprensa sobre as ações contra a dengue realizada na manhã desta quarta-feira (21).

Por outro lado, o secretário destacou que a vacina não deve ser encarada como solução. 

"A vacina vai estar disponível no Espírito Santo, conforme cronograma do Ministério da Saúde, a partir de setembro e, mesmo assim, para uma faixa restrita, para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. Não podemos contar, neste momento, com a vacina como item de combate à dengue", disse.

Diante do alto número de casos, Miguel enfatizou que as ações mais eficazes de combate ao mosquito são a ações preventivas, como:

1. Uma vez por semana (eleja um dia específico), verifique possíveis focos de mosquito;

2. Elimine vasos de plantas com água e quaisquer objetos que possa, acumular água;

3. Descarte embalagens;

4. Mantenha as caixas d'água tampadas;

5. Use repelentes; 

6. Se possível, coloque telas em janelas, portas; 

7. Mantenha a maior parte do corpo coberta. 

8. Mantenha os quintas sempre varridos; 

9. Encha de areia os pratinhos de vasos de plantas (até a borda);

10. Não jogue o lixo em terrenos baldios. Coloque em sacos plásticos e mantenha a lixeira sempre bem fechada.

LEIA TAMBÉM: Linhares registra 1ª morte por dengue; a 2ª no ES em 2024