Saúde

Remédio de fruta poderosa e barata melhora diabetes e emagrece; veja benefícios

Uma pesquisa revelou que o uso do medicamento possibilita uma melhora na sensibilidade à insulina e na função das células beta no pâncreas

Ana Paula Brito Vieira

Redação Folha Vitória
Foto: wirestock/Freepik

O número de pessoas que tem a chamada glicemia, que nada mais é do que a concentração de açúcar no sangue, ou a principal fonte de energia para o corpo humano, está cada vez mais alto.

De acordo com o Ministério da Saúde, quase 17 milhões de brasileiros em 2021 estavam com os níveis glicêmicos alto a ponto de já terem desenvolvido a diabetes do tipo 2. Os dados foram confirmados pela Sociedade Brasileira de Diabetes e da International Diabetes Federation.

Há muitas variáveis que devem ser consideradas antes de atribuir a alta apenas ao excesso de consumo de açúcar. No entanto, segundo a Organização Mundial de Saúde, a moderação ajuda a prevenir a diabetes e outras doenças crônicas.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

A guerra para combater a diabetes acontece também no campo da medicina. Por um lado, a indústria farmacêutica mundial investe bilhões de dólares anualmente em pesquisas e desenvolvimento de remédios para controlar a Diabetes tipo 2.

Por outro lado, a indústria de suplementos alimentares com foco em saúde, também investe, porém, com a promessa de controlar a doença de modo natural e sem os já conhecidos efeitos colaterais.

Pensando nisso, um laboratório de São Paulo lançou um suplemento em gotas de nome Glicovitagota, a base de cranberry importado dos Estados Unidos.

LEIA TAMBÉM: Pombos podem transmitir doenças que matam? Veja riscos à saúde

Um estudo recente publicado no Journal of Functional Foods investigou os efeitos do consumo de cranberry por 12 semanas em 60 adultos com Diabetes tipo 2. 

A pesquisa revelou uma melhora na sensibilidade à insulina e na função das células beta no pâncreas. Além do extrato de cranberry americano, o Glicovitagota tem ainda outros 13 ingredientes, todos 100% natural.

Um exemplo é o óleo de abacate que, que é rico em gorduras monoinsaturadas e ajudam a aumentar a adiponectina, uma proteína que ajuda a regular o açúcar no sangue; e ainda o extrato de laranja moro, que além de combater a resistência à insulina, também é apontado como excelente emagrecedor natural.

LEIA TAMBÉM: Nutricionista receita café da manhã saudável para emagrecer. Veja o que comer em jejum

Além disso, o Glicovitagota, que tem aprovação da Anvisa, é produzido seguindo o pensamento da corrente de médicos integrativos, um movimento que cresce a cada ano no Brasil. 

A medicina integrativa é uma prática que coloca a relação médico e paciente em evidência. Com isso, ela considera o paciente por inteiro, utilizando todas as abordagens terapêuticas cabíveis e profissionais possíveis para alcançar a cura.

VERSÁTIL E SABOROSO, ABACATE PREVINE DOENÇAS

Foto: Jcomp/Freepik

O abacate é famoso por ser ingrediente-chave de pratos salgados como guacamole ou torradas com abacate.

Com origem no México e América Latina, ele é consumido mundialmente, mas foi no Brasil que a fruta começou a ser aproveitada como um alimento doce, no formato de vitamina com leite ou acompanhado de mel, açúcar e limão.

Apesar do seu alto teor calórico, pode ser um grande aliado das dietas e auxilia na saciedade, na prevenção de doenças cardíacas, reduz o colesterol e até mesmo previne câncer e derrame.

LEIA TAMBÉM: Adolescente quase fica cega após seguir dicas de beleza do TikTok

Em estudos recentes do Journal American Heart Association, cientistas afirmam que o consumo semanal do abacate reduz em 21% os riscos de ataques cardíacos.

E não para por aí: os benefícios do abacate também são usados para melhorar a produção de lavouras e até como cosméticos, em máscaras faciais e produtos capilares.

“O abacate é rico em vitaminas A, B e K, é fonte de minerais como potássio, manganês, ferro, cobre e zinco, contém fibras, antioxidantes e gorduras monoinsaturadas, consideradas boas para o organismo. Apesar de calórica, a fruta é pobre em gordura ruim e não contém colesterol e sódio. Quando consumida de forma moderada, traz mais sabor e enormes benefícios à saúde”, explica Soraia Batista, nutricionista da Pluxee.

BENEFÍCIOS DO ABACATE

Ajuda na imunidade;

Auxilia no aumento do HDL (colesterol bom), na redução do LDL (colesterol ruim) e dos triglicerídeos, prevenindo doenças cardíacas;

Protege os olhos;

Previne doenças como câncer, derrames e insuficiência renal;

Contribui para o bom funcionamento do intestino;

Aumenta a saciedade, evitando o consumo excessivo de comidas;

É bom para a pele;

Alivia os sintomas de artrite;

Importante para os ossos.

NUTRICIONISTA DÁ DICAS PARA CONSUMIR ABACATE

Para controlar as calorias do abacate, evite a adição de açúcar e opte por adoçantes no preparo de sobremesas.

Prefira usar o abacate em saladas, molhos, patês ou como acompanhamento de pratos salgados.

Opte por consumir até 100g da fruta por dia.

Consulte um profissional de nutrição para encontrar a melhor forma de introduzir o abacate na sua alimentação.

RECEITA DE BROWNIE DE ABACATE COM CACAU

Foto: azerbaijan_stockers/Freepik

Ingredientes:

4 ovos
1 xícara de chá de açúcar
1 xícara de chá de açúcar mascavo
1 xícara de chá cacau em pó
1/2 xícara de chá de farinha de trigo
1/2 colher de chá de sal
225g de polpa de abacate (você pode usar avocado, se preferir)

Como fazer:

• Cubra o fundo de uma assadeira retangular com papel vegetal.
• Em uma batedeira, bata os ovos com os dois tipos de açúcar e o sal.
• Adicione a polpa de abacate e bata mais um pouco.
• Acrescente o cacau em pó e a farinha, misture com uma espátula.
• Despeje a mistura na assadeira.
• Leve ao forno a 135 graus por 50 a 60 minutos. Fique de olho, porque o tempo pode variar de acordo com o forno.
• Depois de assado, deixe esfriar e sirva.
• O brownie de abacate dura até 3 dias em um recipiente bem fechado.

LEIA TAMBÉM: Receita caseira acaba com cabelos oleosos em 15 minutos: “Brilho natural”