Estamos na reta final da folia do Carnaval e você é um daqueles que precisa dar um gás no corpo para animar? Que tal um detox rápido para eliminar as toxinas acumuladas do corpo?
A nutricionista Luna Azevedo, referência em alimentação plant-based, revelou em entrevista ao Metrópoles que nosso corpo já faz uma limpeza natural, mas podemos dar aquela forcinha com alimentos que contêm muitas fibras e antioxidantes.
Esse detox, mesmo se for só por um dia, faz maravilhas! Ele melhora os sistemas de drenagem e limpeza do corpo, ajuda a diminuir inflamações e a reduzir a produção de radicais livres, que causam o envelhecimento celular.
NUTRICIONISTA INDICA CARDÁPIO PARA O CARNAVAL
• Café da manhã
– 1 copo de suco detox: limão + couve + morango + gengibre + linhaça;
– Porção de castanhas.
• Lanche de manhã
– Chá de cavalinha;
– Snack de grão-de-bico.
Cuidado, a médica afirma que a cavalinha é contraindicada para gestantes, assim como para pessoas que têm disfunções cardíaca ou renal.
LEIA TAMBÉM: Receita caseira acaba com cabelos oleosos em 15 minutos: “Brilho natural”
• Almoço
– Salada de folhas verdes: alface + rúcula + espinafre refogado + chicória + azeite de oliva + cebolinha picada + cúrcuma;
– Prato principal: lentilha cozida com quinoa em grãos + ervas a gosto + cenoura e beterraba raladas.
• Lanche da tarde
– Salada de frutas: framboesa + maçã + abacaxi + kiwi + amoras + chia
– Chá-verde
A nutricionista alerta que o consumo de chá-verde não é recomendado durante a gravidez e a amamentação. A bebida também pode interagir com alguns medicamentos.
Além disso, deve ser evitada por pessoas com dificuldades para dormir, anemia, alterações na tireoide, problemas nos rins ou no fígado, úlceras gástricas e gastrite.
LEIA TAMBÉM: Ômega 3, 6 e 9: qual é o melhor para tomar? Veja benefícios e efeitos
• Jantar
– Macarrão de abobrinha com tomates + molho pesto
• Outras dicas para aumentar a energia:
– Mantenha-se hidratado;
– Faça o consumo diário de fibras, encontradas em vegetais, frutas, nozes, sementes e grãos integrais, pois elas são essenciais para manter a regularidade intestinal.
– Adicione a sua rotina alimentos como gengibre, cebola, alho, framboesa, mirtilo, amora, morango e cereais integrais para promover uma alimentação equilibrada.
NUTRICIONISTA RECEITA CAFÉ DA MANHÃ SAUDÁVEL
Muitas pessoas que querem emagrecer começam o dia errando na principal fonte de energia: o café da manhã. Afinal, pão com margarina e café com leite de vaca formam o combo perfeito para deixar o corpo muito inflamado.
De acordo com Gisela Savioli, nutricionista clínica funcional e fitoterapeuta, um dos pontos de partida da inflamação, que é gatilho de quilos extras, ansiedade, cansaço, obesidade e problemas digestivos, é a falta de investimento no intestino.
LEIA TAMBÉM: Carboidrato emagrece? Médica explica dieta low carb. Veja o que pode comer
Em seu canal no YouTube, a médica compartilha os três alimentos essenciais para quem quer começar a desinflamar o corpo logo cedo e encontrar a melhor versão de si.
Um deles é o abacate. “Toda gordura que tem no abacate é uma gordura boa, do bem, que vai ajudar você emagrecer”, disse. “Ele tem diversas substâncias incríveis que modulam o cortisol, além de dar uma saciedade maravilhosa”, complementou.
Outro alimento é a tapioca, que não tem glúten. A médica recomenda não comer o alimento simples, mas com uma semente hidratada, seja chia ou linhaça.
Não pode esquecer também de ter outro alimento com “uma proteína ou uma gordura para não deixar a tapioca virar açúcar rapidinho”.
De acordo com Gisela Savioli, a refeição sustentará por conta da proteína e você terá uma manhã muito mais produtiva com esse tipo de alimento.
LEIA TAMBÉM: Como usar o Alecrim? Médica receita chá, óleo e banho de assento: “Remédio natural”
Para beber, a nutricionista não aconselha suco de frutas. Logo após o jejum, a melhor escolha é o suco farmácia, famosa bebida de couve com maçã. “A primeira coisa na refeição matinal é ingerir esse elixir de Deus”, disse.
CASTANHA RICA EM FIBRAS EMAGRECE E REDUZ O COLESTEROL; ENTENDA
A castanha portuguesa é um desses ingredientes que muitas famílias não têm o hábito de consumir com frequência, a menos que seja durante o Natal, data em que ela se destaca em recheios, farofas, molhos e cozida.
Porém, talvez seja o momento de reconsiderar e começar a incluir a castanha a sua rotina diária.
Além de ser versátil em várias formas de preparo, ela oferece diversos benefícios para a saúde humana. Pode ser consumida crua, cozida, torrada, na forma de farinha ou assada, sendo utilizada tanto em pratos salgados quanto doces.
Mesmo alimentos altamente benéficos devem ser consumidos com moderação. Por isso, de acordo com a nutricionista Deise Doi, comer até 30 gramas de castanha por dia é suficiente.
A castanha portuguesa é conhecida por ser uma fonte rica de fibras, contribuir para a redução dos níveis de colesterol e auxiliar no processo de emagrecimento. “Além disso, ela ainda é coadjuvante no rejuvenescimento, uma vez que protege contra ação de radicais livres”, afirma Deise Doi.
LEIA TAMBÉM: Café emagrece? Veja 3 receitas para melhorar no treino: “Melhor que Whey”