Veja melhores dicas para otimizar seu biorritmo e aumentar a produtividade com saúde
Apesar de ter sua base genética, o biorritmo pode ser modificado de acordo com o estilo de vida de cada pessoa
A rotina diária de muitas pessoas pode ser desafiadora devido à variação na disposição e no desempenho ao longo do dia. Monica Machado, psicóloga e fundadora da Clínica Ame.C, ressalta que o corpo humano reage de maneiras diferentes aos estímulos externos, influenciado pelos horários e características individuais.
O biorritmo, determinado geneticamente, é o ciclo natural que regula aspectos físicos, emocionais e intelectuais. Compreender esse conceito pode ajudar na organização das atividades diárias e na otimização do desempenho.
Os estudos sobre biorritmo começaram no século XIX e destacam ciclos físicos de 23 dias, emocionais de 28 dias e intelectuais de 33 dias. Esses ciclos influenciam diversos aspectos da vida, desde o humor até a capacidade de concentração.
LEIA MAIS: Mark Zuckerberg testa óculos Apple Vision Pro e emite crítica; veja
A psicóloga destaca a importância de adaptar a rotina aos picos de produtividade determinados pelo biorritmo. A prática de atividades físicas regulares pode influenciar positivamente o ciclo físico, enquanto uma alimentação equilibrada e horários regulares de sono contribuem para o bem-estar geral.
Estabelecer uma rotina de sono consistente é fundamental para regular o biorritmo. Mesmo para aqueles que preferem ficar acordados até tarde, ajustar gradualmente os horários de dormir e acordar pode melhorar o funcionamento do relógio biológico.
Compreender e adaptar-se ao próprio biorritmo pode resultar em uma vida mais produtiva e equilibrada. Caso seja difícil fazer essas mudanças por conta própria, buscar orientação profissional pode ser um passo importante para melhorar a qualidade de vida.
LEIA TAMBÉM: Missão Marte: Nasa busca voluntários para simulação de vida com salário