Saúde

Cerveja low carb é mais saudável para quem está de dieta?

Bebida pode ser boa substituta das cervejas tradicionais, mas o consumo ainda requer moderação. Nutricionista e fabricante de cerveja detalham o produto

Foto: pexels

Abandonar ou até mesmo diminuir o consumo de álcool é um dos maiores desafios de quem procura um estilo de vida saudável. Há quem não consiga abrir mão da cervejinha do fim de semana. 

Para os amantes desta bebida que rega os encontros sociais, a versão low carb pode ser a opção certa para curtir sem sair da dieta. 

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Mas o que é cerveja low carb, afinal? Segundo Stefano Junior Lombardi, sócio da cervejaria Else Beer, em Viana, a primeira artesanal do Estado,  o processo de fabricação desta iguaria não difere em nada da produção de cervejas comuns. Bom, pelo menos, até a parte final. 

“O processo é idêntico, usa-se um cereal maltado, geralmente a cevada. Então, você cozinha este malte, que será fermentado. Depois, adicionamos a levedura, que extrai e fermenta esses açúcares e carboidratos”, conta. 

O grande segredo, de acordo com Stefano, chega ao final “Para fazer a cerveja low carb, adiciona-se uma enzima que praticamente destrói os carboidratos da cerveja. Na produção normal, conseguimos fermentar cerca de 90% dos carboidratos, já na low carb, praticamente 100% é fermentado”. 

Ainda segundo o profissional, rótulos low carb costumam ter públicos específicos: o feminino e os ratos de academia, pessoas que procuram curtir uma cerveja, sem escapar das restrições alimentares de uma rotina de exercícios. Ele informa ainda que, por conter um nível menor de açúcar, esta opção é menos alcoólica que a tradicional. 

Leia Também: Brasil sediará testes de nova terapia contra o câncer

Mas nem tudo são flores neste universo, de acordo com Stefano, por trazer um custo elevado de produção, o mercado low carb não anda de mãos dadas com a cultura artesanal. 

“É um processo muito custoso, aqui no Espírito Santo não há quem produza este tipo de cerveja, é algo mais voltado às marcas de massa”, disse. 

A low carb é mesmo mais saudável? 

Após os esclarecimentos sobre a produção da bebida, ainda resta a pergunta: ela é mesmo mais saudável do que a cerveja tradicional? De acordo com a nutricionista Julia Poltronieri, a boa e velha moderação é a palavra-chave para o consumo de qualquer bebida alcoólica. 

Segundo ela, a low carb é uma boa opção para quem mantém uma dieta de baixo teor de carboidratos e calorias, mas é sempre bom ter em mente algumas ressalvas. 

 “É importante lembrar que as calorias presentes na cerveja não vêm apenas dos carboidratos, mas também do álcool, a cada 1g de álcool fornece 7Kcal. Ou seja,  exagerar no consumo, pode ser prejudicial ao processo de emagrecimento”, disse. 

Leia Também: Dia Mundial do Rim: saiba quais os principais fatores de risco para a Doença Renal Crônica

Ainda de acordo com a nutricionista, a diferença está mesmo na quantidade de calorias concentradas em cada tipo de cerveja, o que influencia diretamente nos resultados da dieta. 

Uma cerveja tradicional pode conter em média cerca de 150 e 200 calorias por lata de 350ml, enquanto uma low carb concentra por volta de 90 a 120 em uma lata do mesmo tamanho. 

A diferença pode variar, principalmente levando em consideração a marca e a produção da bebida, mas, num panorama geral, as low carb apresentam menos calorias que as tradicionais. 

Julia ainda dá uma dica a quem quer continuar o consumo de cerveja sem se descuidar da dieta. 

Se você  aprecia o sabor da cerveja e gosta de consumi-la com frequência, a substituição pela cerveja low carb pode ser uma alternativa interessante para reduzir a ingestão de calorias”, afirmou. 

Ela lembra, no entanto, que a substituição não deve ser a única mudança na dieta. O consumo deve ser acompanhado de uma alimentação saudável, nutritiva, consistente e equilibrada. 

Leia Também: Qual a importância do sono na saúde mental?