O verão, as temperaturas e a umidade mais altas deram lugar ao outono no último dia 20 deste mês. Começou a temporada de poucas chuvas, clima seco e ameno. Especialistas alertam que é preciso redobrar os cuidados com os cabelos e a pele nessa época do ano.
> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas pelo WhatsApp? Clique aqui e participe do nosso grupo de Saúde!
Segundo a dermatologista Ana Flávia Lemos, o uso de produtos para reconstrução capilar ajuda bastante a manter os fios saudáveis. Além de manter uma hidratação adequada, é fundamental evitar banhos quentes. E se você é adepto ao uso de chapinhas e secadores, atenção.
“Esses aparelhos contribuem para que o cabelo fique quebradiço, com frizz e ponta-dupla”, explica a médica.
Dicas de cuidados para cada tipo de cabelo
Assim como cada tipo de pele pede um cuidado especial, o cabelo também. A dermatologista separou algumas dicas.
*Cabelos crespos ou cacheados: o uso de água fria deve ser reforçado. Usar cosméticos com glicerina é uma outra dica;
*Cabelos oleosos: é preciso moderação na temperatura da água na hora de lavar os fios, com lavagem diária e hidratação semanal;
*Cabelos secos: a hidratação precisa ser mais frequente e o tônico capilar vai ser um grande aliado.
Pele também precisa de cuidados no outono
Quando o assunto é a pele, o maior órgão do corpo humano, a médica recomenda evitar banhos demorados e com água quente. Ao contrário do que se imagina, eles eles favorecem a perda da água da pele e a retirada dos óleos naturais, deixando-a mais ressecada.
“Não faça uso de bucha durante o banho porque ela vai retirar ainda mais o óleo natural da pele, dê preferência a sabonetes líquidos e após o banho passar hidratante na pele, pois é a melhor hora para hidratar a pele”.
Limpeza facial
A biomédica Vanessa Cabral recomenda a utilização de sabonetes de acordo com o o tipo de pele de cada um, além de evitar a limpeza em excesso. Ela destaca que durante o outono é comum a pele ficar mais sensível.
Um importante aliado é o uso da vitamina C na rotina de skincare. Ela contribui para manter a luminosidade e firmeza da pele, tem a função antioxidante (retarda o envelhecimento) e minimiza linhas finas do rosto, evitando rugas e ajudando a clarear as manchas.
Não é só por meio de cosméticos que essa importante vitamina pode ser encontrada, não. Frutas cítricas, vegetais e legumes também são fontes do antioxidante.
Hidratação dos lábios
Eles costumam ficar esquecidos, porém, precisam de cuidados. Géssica Cabral é micropigmentadora e explica que no outono os lábios ressecam e racham mais. Isso por que a pele que reveste o lábio tem uma camada de queratina muito mais fina do que a pele facial.
O ideal é mantê-los protegidos com fotoprotetores labiais, beber água para ajudar com a hidratação e não usar batons de longa duração. Eles costumam ressecar os lábios ainda mais nessa época.
LEIA TAMBÉM: Sucralose: adoçante pode ajudar no tratamento de doenças autoimunes? Entenda