Saúde

Parceiros não precisam mais de autorização para fazer laqueadura ou vasectomia

A lei ainda reduz de 25 para 21 anos a idade para a realização dos procedimentos ou para pacientes que também já tenham dois filhos vivos

Ana Carolina Monteiro

Redação Folha Vitória
Foto: Reprodução/Freepik

Já está valendo. Desde a última quarta-feira (2) não é mais necessária a autorização dos cônjuges para a realização de laqueadura ou vasectomia. A Lei Nº 14.443, de 2 de setembro de 2022, altera a Lei Nº de 12 de janeiro de 1996, que determinava que o processo de esterilização dependia do consentimento de ambos.

> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas pelo WhatsApp? Clique aqui e participe do nosso grupo de Saúde!

A lei ainda reduz de 25 para 21 anos a idade para a realização dos procedimentos ou para pacientes que também já tenham dois filhos vivos, não sendo necessário que a pessoa acumule as duas condições.

Porém, é importante destacar que, para isso, será necessária uma comunicação prévia de 60 dias. A lei cita ainda que nesse período entre o aviso e a cirurgia, a pessoa interessada deverá ter acesso ao serviço de regulação da fecundidade e receber aconselhamento por meio de uma equipe multidisciplinar.

LEIA MAIS: Dengue: ES confirma circulação de sorotipo 2, forma mais grave da doença

O principal objetivo deste prazo é o de oportunizar que os profissionais de saúde esclareçam as consequências da esterilização, entre elas, o fato de que a cirurgia é irreversível. 

Na época em que ainda era um Projeto de Lei, a relatora senadora Nilda Gondim (MDB-PB) afirmou que a mudança beneficia a mulher, diante da possibilidade de passar pelo procedimento logo após o parto, sem a anuência do marido.

LEIA TAMBÉM: Uso das redes sociais está ligado a mudanças no cérebro dos adolescentes; entenda