Gravidez e dor nas costas: veja 7 dicas simples para driblar o problema
Bastante frequente principalmente a partir do terceiro trimestre, dor é provocada por vários fatores. As alterações hormonais, típicas da gestação, estão entre elas
Não tem jeito! A dor nas costas está entre as principais queixas das futuras mamães durante a gestação. O sintoma é comum e costuma progredir com o avanças dos meses. Afinal, quanto maior a barriga, maior o peso a ser sustentando.
> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas pelo WhatsApp? Clique aqui e participe do nosso grupo de Saúde!
Um outro fator está diretamente ligado às questões hormonais. Afinal, nessa fase o organismo feminino passa por muitas mudanças que podem ocasionar no enfraquecimento dos músculos e das articulações, fazendo com que eles trabalhem de forma excessiva e se desgastem.
Segundo o ortopedista Lourimar Tolêdo, membro da Sociedade Brasileira de Coluna (SBC), algumas dicas simples e práticas podem prevenir e amenizar o desconforto.
“Fazer atividade física com orientação, optar por uma alimentação saudável, com o intuito de manter o peso adequado, é essencial para evitar o incômodo na lombar. É fundamental ter atenção à postura. O sedentarismo e o descuido com a postura, aliados ao peso extra, podem causar graves problemas à coluna”, explica.
Confira algumas dicas para amenizar as dores na coluna
O médico elenca algumas dicas para amenizar a dor na coluna. Confira:
1. Mantenha-se ativa e faça exercícios físicos com orientação;
2. Cuide da alimentação;
3. Use compressas de água quente: altas temperaturas relaxam a musculatura. Para aplicar essa recomendação, basta repousar a compressa no local da dor. Substituir banhos frios por mornos também é uma opção bacana para espantar o incômodo;
4. Faça massagens: com um óleo próprio para esse fim, massageie cuidadosamente a região afetada. Essa ação vai aliviar a tensão muscular;
5. Evite carregar peso, pois a sua coluna já está sobrecarregada.
6. Use sapatos confortáveis: escolha calçados baixos e/ou ortopédicos que não pressionem as costas ou tragam peso ao calcanhar.
7. Caso a dor seja contínua e não alivie com as indicações caseiras, é fundamental buscar o acompanhamento de um profissional. O médico vai realizar exames para averiguar as condições da sua coluna e indicar tratamentos adequados.
LEIA TAMBÉM: Distonia: influenciadora com doença que provoca tremores viraliza ao mostrar rotina