Saúde

Ozempic: remédio para tratar diabetes usado para emagrecer está em falta no Brasil

Segundo a Novo Nordisk, empresa responsável pela fabricação do medicamento, o reabastecimento está previsto para o segundo semestre desse ano

Ana Carolina Monteiro

Redação Folha Vitória
Foto: Reprodução/Freepik - @stefamerpik

Se o assunto é emagrecimento, ele lidera as buscas nos sites de pesquisa e também as vendas nas farmácias de todo o país. Tanto que é considerado uma verdadeira 'febre' no Brasil.

Porém, segundo nota de esclarecimento divulgada essa semana pela Novo Nordisk, companhia responsável pela produção do Ozempic®️ (semaglutida), é indicado exclusivamente para tratar casos de diabetes tipo 2 não controlada. 

> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas pelo WhatsApp? Clique aqui e participe do nosso grupo de Saúde!

O fato é que a grande procura levou a falta do medicamento nas farmácias brasileiras. Procurada pela reportagem, a empresa informou que tomou conhecimento da potencial falta da apresentação 1mg de Ozempic® FlexTouch® no país durante o primeiro trimestre deste ano em função da demanda muito maior do que a prevista. 

Ainda segundo a Novo Nordisk, não existe problema algum relacionado a qualidade ou regulatórios com o medicamento.

A empresa já notificou a autoridade sanitária brasileira sobre as restrições de fornecimento do produto. Explica também que os pacientes com diabetes tipos 2 afetados tem a opção de mudar o tratamento para outros medicamentos que são da mesma classe (análogos de GLP-1). 

LEIA MAIS: Rosto de Ozempic: saiba o que é e como amenizar o problema

No entanto, é importante ressaltar que eles devem consultar o médico e seguir estritamente as orientações que forem recomendadas. A previsão é de que o reabastecimento no país aconteça durante o segundo semestre. Veja trecho da nota enviada pela Companhia.

"O reabastecimento de distribuidores, atacadistas e farmácias no país deve ser normalizado durante o segundo trimestre de 2023. A Novo Nordisk está investindo intensa e continuamente para resolver a situação e aumentar significativamente a produção anual de Ozempic®. Entendemos e lamentamos a preocupação e possíveis transtornos que essa indisponibilidade temporária poderá causar em pacientes com diabetes 2, seus familiares e cuidadores. Encaramos a situação de maneira extremamente séria e estamos trabalhando incansavelmente para superarmos esses desafios temporários".

No início dessa semana, a cantora Jojo Todynho fez uma comentário em seu perfil de rede social, onde mencionava o uso do Ozempic, duas vezes por semana, como parte de seu tratamento para perder peso. 

Após a publicação, a Novo Nordisk emitiu uma nota de esclarecimento e destacou que: "É importante ressaltar que a companhia não endossa ou apoia a promoção de informações de caráter off-label, ou seja, em desacordo com a bula de seus produtos".

Além disso, pontuou que a posologia recomendada na bula do medicamento é de uso uma vez por semana com acompanhamento e prescrição médica.

LEIA TAMBÉM: Wegovy: veja como funciona injeção liberada pela Anvisa para tratar obesidade