Causada pelos piolhos, pequenos insetos que se alimentam de sangue, a pediculose é uma doença parasitária. Muito comum em crianças, principalmente em idade escolar, é transmitida por meio do contato com pessoas infectadas pelo parasita.
Os principais sintomas incluem coceira intensa no couro cabeludo, na maioria dos casos, na parte de trás da cabeça, podendo chegar ao pescoço e tronco.
Além disso, também podem surgir pontos avermelhados como picadas de mosquito, a presença do parasita (piolho) e de seus ovos (lêndeas), que aparecem como pequenos pontos esbranquiçados agarrados aos fios de cabelo.
Segundo o dermatologista Gustavo Martins, adotar alguns cuidados é fundamental para evitar os piolhos. Mas então, o que e como fazer?
“Para prevenir, o ideal é evitar o compartilhamento de roupas, toalhas, acessórios de cabelo e outros objetos de uso pessoal, bem como evitar o contato direto com pessoas infectadas pelo parasita”, explica.
A contaminação ocorre pelo contato direto ou pelo uso de bonés, chapéus, escovas de cabelo, pentes ou roupas de pessoas contaminadas.
Examinar sempre o cabelo das crianças
Gustavo indica ainda que, para evitar futuras dores de cabeça, o cabelo das crianças, as mais infectadas principalmente nas escolas, seja sempre examinado.
“Por isso, o recomendado é que sejam sempre examinadas e que passem o pente fino para evitar que a infestação se propague; as que usam cabelos compridos devem prendê-los para ir à escola”, disse.
Caso o piolho seja encontrado em uma criança, a escola deve sempre ser comunicada. Somente dessa forma, outros que possam estar contaminados poderão ser alertados e tratados ao mesmo tempo. O ciclo de recontaminação, portanto, acaba interrompido.
Como tratar e eliminar os piolhos
O dermatologista destaca também que para um tratamento eficaz, o mais importante é lavar os cabelos com xampu e aplicar as loções recomendadas para a pediculose.
“Em alguns casos pode ser necessária a medicação oral, prescrita por um médico dermatologista. Ainda a remoção total dos piolhos e lêndeas com pente fino ou manualmente, um por um, pois os medicamentos não matam os ovos do parasita”, alertou.
O alerta fica também para as pessoas que vivem com o infectado. Todos devem ser examinados e caso seja necessário, tratados. “O corte dos cabelos, ao contrário do que se pensou por muito tempo, não é necessário”, disse.
Quanto tempo leva para eliminar os piolhos?
Os piolhos levam em média de 7 a 10 dias para atingirem a fase adulta. É exatamente nesta fase que se reproduzem. Cerca de 5 a 10 ovos por dia podem ser colocados.
Em um primeiro momento, é feito o tratamento para eliminar esses parasitas que estão no couro cabeludo. Após sete dias, a aplicação da loção deverá ser repetida para acabar com as lêndeas (ovos( depositados nos fios.
Também é importante passar o pente fino constantemente para a retirada dos piolhos e lêndeas.
LEIA MAIS: Síndrome rara: canadense desmaia bêbada e acorda sem conseguir andar