Saúde

Desejo por doce? Saiba como 'matar a vontade' e não escapar da dieta

A reeducação alimentar pode ajudar você a manter o foco. Nutricionista traz dicas e ensina maneiras de trocar as comidas açucaradas por opções bem mais saudáveis

Ana Carolina Monteiro

Foto: Reprodução/Freepik @wayhomestudio

Uma vontade quase que incontrolável e que pode surgir em diferentes horários do dia. Depois do almoço, então, chega a ser, praticamente, unanimidade entre quem não deixa de comer um 'docinho' todos os dias. 

Porém, em alguns casos, ele pode se tornar um vilão daqueles buscam, por exemplo, perder peso e reduzir medidas corporais. Então, o que fazer?

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade de Saúde no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Antes é fundamental esclarecer que ao contrário do que muitos podem pensar, não há nada de errado com esse desejo. O problema, na verdade, está no exagero cometido no consumo de comidas açucaradas, como: bolos, sorvetes e diversas sobremesas. 

Quando esse hábito não é controlado pode desencadear vários problemas de saúde.

“O açúcar em excesso é o responsável pelo surgimento de alguns malefícios para o corpo, como ganho de peso, obesidade, diabetes, doenças cardiovasculares e cárie. Porém, eles podem ser evitados facilmente por meio da reeducação alimentar, cuidados com a higiene bucal e prática de atividades físicas”, alerta o nutricionista Meydson Souza.

Dieta equilibrada

A boa notícia para quem se considera uma 'formiga', quando ao assunto é açúcar, é que é possível, sim, manter uma dieta equilibrada. Segundo Medyson, alguns alimentos podem ser bastante eficientes e excelentes opções para lidar com a vontade incessante de comer um docinho.

“Frutas com um pouco de mel ou maçã cozida com canela dão sensação de saciedade. O mesmo acontece ao ingerir oleaginosas, como nozes e castanhas-do-pará. Uma outra sugestão são as frutas secas, pois elas têm sabor adocicado”, destaca o professor de nutrição do Centro Universitário Maurício de Nassau Paulista. 

E se você faz parte do grupo de pessoas que doce só vale se for chocolate, também tem dica boa. Mas será preciso fugir das versões ao leite.

“Para aqueles que gostam de chocolate e não conseguem conviver com a tentação, o indicado é escolher a versão amarga, 70% cacau, que tem menos açúcar e gordura. Mas isso também não significa que está liberado comer uma barra inteira. É preciso limitar a quantidade”, conclui.

LEIA TAMBÉM: Onicofagia: o que é a doença da ansiedade de roer unha e como curar

Pontos moeda