O Espírito Santo tem 6 mortes por dengue confirmadas somente este ano. As informações foram repassadas pela secretaria de Estado da Saúde (Sesa) na manhã deste sábado (2), durante a abertura do Dia D de Mobilização nacional contra a dengue que contou com a participação da ministra da Saúde, Nísia Trindade.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade de Saúde no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
O evento aconteceu na Unidade Regional de Saúde de Feu Rosa, na Serra. Na ocasião, vários serviços de saúde foram ofertados para a população.
“Hoje temos o Brasil unido contra a Dengue. Se não houver união, não tem saúde. É muito importante o esforço de mobilização com o Governo Federal, estados e municípios caminhando juntos na promoção da saúde. Agradecemos o apoio do Governo do Espírito Santo nesse propósito”, disse Nísia Trindade.
Até esta sexta-feira (1), o estado contabilizou 57.749 notificações de possíveis casos e 19.102 confirmações.
“Estamos com mais de 57 mil casos notificados de dengue no Espírito Santo. A dengue é um desafio de saúde que depende do apoio da população para eliminação do mosquito. Os agentes estão nas ruas de casa em casa, os municípios estão executando as estratégias necessárias, mas cada cidadão precisa eliminar a água parada em sua residência. Precisamos unir forças”, reforçou secretário de Estado da Saúde, Miguel Duarte.
A iniciativa é do Ministério da Saúde e une além do governo federal, estados, municípios, agentes comunitários e de combate às endemias, profissionais da saúde e a população de maneira geral.
O principal objetivo é reforçar as ações de prevenção e eliminação dos focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. Segundo dados da pasta, aproximadamente 75% dos criadouros estão dentro das residências: vasos de plantas, garrafas, pneus e caixas d’água destapadas, por exemplo.
Situação de Emergência no ES
O governador Renato Casagrande decretou, na semana passada, situação de emergência no Espírito Santo por causa da dengue.
Na ocasião, Casagrande informou a instalação de um centro de comando para o acompanhamento dos casos e desenvolvimento de ações estratégicas de combate à doença.
“A Sala de Situação atua desde o monitoramento dos casos bem como a qualificação das informações, de modo que consigamos avaliar a situação epidemiológica das arboviroses por municípios e do Estado como um todo. Desta forma, conseguimos planejar ações e reforçar outras já em vigor para combater as doenças provocadas pelo mosquito”, explicou o subsecretário de Estado de Vigilância em Saúde, Orlei Cardoso, durante a abertura do Dia D.
LEIA TAMBÉM: Alunos de escolas municipais de Vila Velha serão vacinados contra a dengue