Flacidez tissular e muscular: saiba os motivos do aparecimento e como combatê-la
O problema pode ocorrer por motivos como envelhecimento, obesidade e elasticidade da pele
A flacidez pode se manifestar por inúmeros tipos de influências: envelhecimento natural humano, obesidade, sedentarismo e outros fatores. Ela também pode ser dividida em: flacidez tissular e flacidez muscular, caracterizando assim as suas causas.
A flacidez tissular está mais ligada ao processo de envelhecimento do ser humano, onde ocorre a perda de elasticidade corpórea devido a quedas nos níveis de colágeno e na elastina do organismo. A perda de muita gordura corporal e de consequentes medidas também acarreta este tipo de flacidez.
Já a flacidez muscular ocorre principalmente devido à falta de exercícios físicos, o que pode gerar o sedentarismo precoce e também o ganho da obesidade; além do próprio envelhecimento fisiológico, que leva a perda da massa muscular.
Principais características que levam a flacidez
Além dos casos citados acima como o envelhecimento natural humano, a obesidade e o sedentarismo, outras causas da flacidez que merecem respaldo são a gravidez, a má alimentação, o tabagismo, grande exposição a incidência de raios solares e a herança genética.
Como combater?
De acordo com o nutrólogo J Bussade, o combate da flacidez pode ser observado por ações opostas às que levam a sua causa, ou seja, uma forma de prevenir e eliminar a flacidez é evitar os fatores de seu surgimento: exposições excessivas ao sol; tabagismo e má alimentação.
Além disso, ainda são fundamentais cuidados com a saúde como uma alimentação balanceada e composta por alimentos que sejam ricos em colágeno e proteínas benéficas ao organismo, manutenção de um peso estável sem alterações bruscas. Também são muito recomendados alguns cuidados estéticos como massagens, exercícios físicos e muita hidratação com água.