Menopausa? Amora e cúrcuma para tratar dores e sintomas
Substâncias também podem ajudar a emagrecer
A busca por tratamentos naturais, a chamada fitoterapia, tem atraído muitas pessoas e se tornado cada vez mais popular. Dentre os diversos benefícios, essas substâncias podem acalmar, cicatrizar e emagrecer. Elas podem ser ingeridas na forma de chá, xarope, pomada e cápsulas, que contêm na sua composição partes de plantas. Dentre as plantas medicinais utilizadas com esta finalidade está a cúrcuma. Ela possui uma longa raiz cor de laranja, que é transformada em pó e usada como especiaria em vários países, especialmente na Índia.
De acordo com a farmacêutica Luiza Scardua, este ativo também é utilizado como medicamento natural para tratamentos de saúde. “Dentre os seus benefícios, estão a redução das dores nas articulações, melhoria dos problemas gastrointestinais, febre, resfriados e, até, a diminuição do colesterol”, conta. A cúrcuma também é conhecida como açafrão-da-índia, açafrão-da-terra ou tumérico.
Outro caso é da amoreira, conhecida como a planta reguladora dos hormônios. “Por isso, o uso dela pode ajudar na redução dos sintomas da menopausa. Os principais e mais comuns neste período são: ressecamento da pele, irritação, ansiedade, nervosismo, memória fraca, dores musculares e nas articulações, calores, dores de cabeça, diminuição da libido, dificuldades para dormir, depressão e problemas urinários”, lista.
De acordo com Luiza Scardua, no caso dos produtos encapsulados podem ser utilizados o pó da planta ou o extrato seco padronizado. “Para se obter um extrato seco padronizado é retirado da planta os princípios ativos mais importantes com auxílio de um solvente adequado. No caso do pó da planta é feito um processo de moagem dela seca, transformando-a em pequenos grãos”, explica.
Entre os “mocinhos”
Além das plantas, muitas frutas podem apresentar propriedades benéficas para alguns tipos de tratamentos. Um exemplo neste caso vem de um ativo encontrado na semente e pele da uva: o resveratrol. “Ele também é encontrado no vinho tinto e no amendoim. E, dentre seus principais benefícios, está a intensa atividade antioxidante para combate dos radicais livres. O resveratrol também tem um poder muito grande de diminuir os níveis de pressão arterial”, orienta a farmacêutica.