Beleza: veja cinco erros que podem deixar os pés ressecados
Alguns hábitos ao invés de melhorarem, pioram o aspecto dos pés e podem ser prejudiciais à saúde
Por causa da quarentena, boa parte das pessoas deixou os sapatos de lado e já começou a perceber um certo ressecamento dos pés apesar de, no imaginário coletivo, pés descalços significar mais saúde para os membros inferiores. Ao Folha Vitória, a dermatologista Juliana Drumond explicou que não é bem assim.
Existem alguns hábitos que são mitos e que, em vez de melhorarem, pioram o aspecto dos pés. Outro agravante é o desafio contemporâneo, provocado pela pandemia do coronavírus, de equilibrar home-office, aulas on-line e tarefas de casa. "As múltiplas atividades acabam deixando menos tempo disponível para a rotina de beleza, o que se estende aos cuidados com os pés", comenta a dermatologista.
Confira alguns fatores que, segundo a dermatologista, acabam promovendo o ressecamento dos pés e veja também dicas para conseguir manter a pele da região macia:
1 - Andar descalço o dia todo
Estamos passando mais tempo com os pés descalços, o que acaba “engrossando” a pele. Isso ocorre porque a sola fica em contato direto com o chão e há mais atrito, principalmente nos calcanhares. A pele reage para se proteger, gerando aquele aspecto áspero. O mesmo acontece com quem usa muitos sapatos abertos.
2 – Lixar os pés
Ao contrário do que a maioria pensa e faz, não é recomendado lixar o pé, principalmente se tiver fissuras. O corpo reage gerando uma pele ainda mais espessa na área lixada, o que é conhecido como efeito rebote. Para remover as células mortas e estimular a circulação, prefira a esfoliação durante o banho, no máximo uma vez por semana.
3 - Água quente
O que vale para a pele do corpo, também vale para os pés. Evite banhos quentes e demorados. Isso só piora a situação, causando mais ressecamento.
4 - Deixar o local úmido
Esse é um dos erros mais comuns: após o banho, se esquecer de enxugar bem os pés, inclusive entre os dedos. Pior ainda se colocar logo meia e sapato. A umidade em lugar quente e fechado se torna o lar perfeito para o desenvolvimento de fungos e bactérias.
5 – Hidratar na hora errada
A melhor hora para hidratar os pés é após o banho e antes de dormir. A pele vai estar limpa e você ficará mais tempo com o produto, o que facilita a absorção. Um bom truque é usar meias de algodão para potencializar a hidratação noturna. Não se esqueça de hidratar as unhas.