Hospitais pedem doações de leite materno; estoque está abaixo do ideal
'Fique em casa, mas não deixe de doar' diz enfermeira; bancos de leite já registram queda das doações em 50%
Estoques dos bancos de leite materno estão sendo afetados pela pandemia do Novo Coronavírus. Devido o isolamento social, os bancos já apresentam queda de 50% pela falta de doação e, segundo a enfermeira Reneida Carvalho para doar não é preciso sair de casa.
“As mães estão preocupadas de virem ao setor, por causa do Coronavírus. Mas, não é necessário vir. Podemos ir buscar em domicilio com nossa Unidade móvel”, destacou a enfermeira do Hospital Evangélico.
O Hospital Estadual Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves (Himaba), em Vila Velha, também segue o mesmo protocolo e os profissionais de coleta podem ir à residência da lactante uma vez por semana, em dia e horário agendados. Ambos hospitais estão disponíveis para esclarecimento e informações por telefone.
"As mães podem ficar tranquilas, a coleta em casa está obedecendo às medidas de higiene e proteção previstas pelas autoridades sanitárias, e reforçada pelas normas técnicas e de procedimento da rede BLH Brasil, além dos cuidados habituais de higienização das mãos com álcool a 70% e a troca de luvas a cada coleta. Além disso, a mãe não precisa entregar o leite ao agente coletor. Pode pedir para que outra pessoa faça isso”, ressalva Reneida Carvalho.
No Himaba, toda mãe que chegar ao Banco de Leite será questionada sobre sintomas respiratórios e observada sobre sinais de quadro respiratório. As sintomáticas serão atendidas desde que usem máscara durante todo o atendimento, que será o mais breve possível, visando ao retorno da paciente ao isolamento social e a proteção da equipe. O local de atendimento será higienizado logo após a saída da paciente.
A responsável técnica pelo Banco de Leite do Himaba, Angélica Carvalho, explica que todas as evidências até o momento demonstram que o SARS-COV-2 não é transmitido pelo leite humano. “Nesse momento que precisamos manter o isolamento social, temos um grande desafio para manter o abastecimento do leite humano para as crianças da Utin. Fazemos um apelo para que as mães que puderem doar, continuem doando. Se a mãe tiver com sintomas respiratórios e com dificuldade para amamentar, pode nos ligar também. A gente vai tentar ajudar e orientar pelo telefone”, afirmou.
Leite Materno
O leite materno é uma fonte completa de alimentação para os bebês contendo todos os nutrientes necessários. Previne muitas doenças além de fortalecer o vínculo mãe e filho. Porém, os benefícios não são exclusivos para os bebês. Amamentar também é bom para a mamãe, pois ajuda na perda de peso, na volta do útero ao tamanho normal, e, também, previne o câncer de ovário e mama.
O que todos precisam saber sobre doação de leite
- Toda mulher que amamenta é uma possível doadora de leite materno.
- Cada pote de 300ml de leite humano pode ajudar até 10 recém-nascidos por dia
- O pote não precisa estar cheio para ser levado ao Banco de Leite Humano
- A amamentação é a forma de proteção mais econômica e eficaz para redução da mortalidade infantil
- A amamentação também traz vários benefícios à saúde da mulher, como a redução das chances de desenvolver câncer de mama, útero e ovário.
- Estima-se que o aleitamento materno seja capaz de diminuir em até 13% a morte de crianças menores de 5 anos em todo o mundo por causas preveníveis.
- Nenhuma outra estratégia isolada alcança o impacto que a amamentação tem na redução das mortes de crianças nessa faixa etária.
Serviço
Aquelas mães que quiserem salvar vidas e atender ao apelo da enfermeira Reneida e do Banco de Leite Humano do Hospital Evangélico, devem ligar (28)3526-6199 para obter todas as informações e orientações.
Para doar no Himaba, basta a mãe estar em fase de amamentação, o bebê em aleitamento exclusivo, e entrar em contato pelo telefone (27) 3636-3151, com a equipe do Banco de Leite Humano, que dará todas as orientações sobre os procedimentos para a coleta e armazenamento do leite.
“Os tempos são difíceis, as coisas estão desafiadoras, mas nesse momento precisamos também dessa união, colaboração e parceria de toda a sociedade. O Banco de Leite do Himaba vai estar à disposição para quem precisar de ajuda, mas priorizem o atendimento por telefone, isso vai ajudar a diminuir a circulação desse vírus”, pontuou Angélica.