Saúde

Internações longas como a do ator Paulo Gustavo, exigem mais cuidados para recuperação

Especialista explica que ficar internado por muito tempo requer um período maior de reabilitação do paciente. Entenda

Foto: Diego Simão/TV Vitória

Quanto maior a gravidade do quadro de covid-19, maior o tempo que os pacientes permanecem internados em UTIs.  O ator Paulo Gustavo, por exemplo, está há um mês na UTI tratando complicações da doença.

Apesar de ser fundamental para a recuperação do paciente, uma longa internação exige um tempo de reabilitação maior, segundo explica Nivaldo Filgueiras, cardiologista intensivista e presidente da Sociedade Norte e Nordeste de Cardiologia.

“O intensivista tenta preservar os órgãos do paciente e fazer com que os sinais vitais que estão alterados voltem à normalidade. Mas o tempo de internação é muito variável, quanto maior a quantidade de comorbidades, maiores as chances da pessoa evoluir com uma internação mais prolongada. O que temos visto agora, diferentemente do ano passado, é que pacientes mais jovens têm permanecido por um tempo maior em ventilação mecânica”, explica o médico.

De acordo com o especialista, que deu entrevista para o Portal R7, em um quadro de insuficiência respiratória, uma das manifestações agudas da covid-19, o paciente precisa receber uma grande quantidade de sedativos e bloqueadores musculares — o chamado “kit intubação” — para que o equipamento de ventilação mecânica, que o auxiliará na respiração, seja colocado de forma correta e o pulmão consiga se restabelecer de maneira segura.

Nesses casos, por permanecer muito tempo sedado, o paciente acaba sofrendo com a perda da força muscular.

Foto: Diego Simão/TV Vitória

“Não é possível tratar esse paciente sem a sedação adequada, então quando ele fica muito tempo em ventilação mecânica há uma incidência maior do que chamamos de polineuropatia do doente crítico, que seria essa inibição da força muscular que gera uma dificuldade motora, com fraqueza muscular”, explica.

Ainda segundo o especialista, é comum que pacientes que ficam muito tempo intubados desenvolvam um quadro de pneumonia associada à ventilação mecânica.

“Isso não ocorre por causa da covid-19, mas por uma bactéria. Quanto mais tempo o paciente estiver utilizando a ventilação mecânica, maior a chance dele desenvolver a pneumonia. Infelizmente não tem como evitar e, uma vez identificado o problema, é preciso tratar com o uso de antibióticos”, explica o médico.

Reabilitação após a alta

Pacientes que ficam internados por um longo período em UTIs precisam passar por um processo de reabilitação após a alta hospitalar. Isso ocorre com a ajuda de uma equipe multidisciplinar, mas principalmente com o auxílio de fisioterapeutas. 

“O médico faz o acompanhamento de possíveis sequelas que esse paciente pode ter. O fisioterapeuta ajuda na reabilitação, que pode ser de origem pulmonar, como também uma reabilitação do ponto de vista motor, quando o paciente desenvolve a polineuropatia”, diz Filgueiras.

Foto: Diego Simao

O Portal R7 destacou ainda a importância do acompanhamento de um nutricionista, para que o paciente, após a alta, consiga recuperar a massa muscular perdida durante o período de sedação.

A ajuda psicológica também é importante, seja com o auxílio de psicólogos ou psiquiatras, que auxiliam o paciente a lidar com o medo e a insegurança causada pela pandemia.

“Deixo meu agradecimento aos fisioterapeutas, enfermeiros e demais profissionais da saúde, porque a UTI é um ambiente onde a gente precisa de muito apoio, e esses profissionais de nível superior são fundamentais no tratamento e no manejo desses pacientes na unidade de terapia intensiva”, afirma o cardiologista.

Com informações do Portal R7

Pontos moeda