Saúde

Retenção de líquidos: 5 formas de tratar e evitar o inchaço

A retenção de líquido no corpo é causada por diversos fatores, e alguns podem facilmente ser evitados e tratados.

Foto: Divulgação / Adobe Stock

Aquela sensação de inchaço na barriga, a marca de calças ou meias nas pernas e pés, e até o surgimento de novas celulites, podem ser causados pela retenção de líquidos. Ela acontece quando há um acúmulo excessivo de água dentro dos tecidos do corpo, refletindo na pele, causando incômodo e até dores em alguns casos.

A retenção de líquido no corpo é causada por diversos fatores, e alguns podem facilmente ser evitados e tratados. Outros, contudo, precisam de exames e cuidados médicos, porque podem ser sintomas de algum problema de saúde mais sério.

Saiba como identificar a retenção de líquidos e ainda como escapar desse problema.

Características da retenção de líquidos

Os inchaços ou edemas costumam ser notados, principalmente, nos locais mais suscetíveis ao acúmulo de líquidos. São eles: as pernas, costas, mãos, tornozelo e pés.

Mas há outros detalhes para observar:

– Desconforto intestinal.

– Aspecto brilhante na pele.

– Surgimento de mais celulites na região dos culotes e inferior aos glúteos.

– Marcas de costura de roupas nas pernas e nas costas.

– Marcas de meias nos pés.

– Sensação de inchaço na barriga, logo abaixo do umbigo.

– Stress.

– Dores.

Causas da retenção de líquidos

As causas da retenção de líquido podem ter diferentes fatores. Com exceção de doenças renais, hepáticas e cardiológicas, que requerem acompanhamento médico, o inchaço tem origem em atitudes e escolhas que fazemos no dia a dia.

– Consumo excessivo de sal.

– Baixa ingestão de água.

– Sedentarismo.

– TPM.

– Consumo de alimentos industrializados e enlatados.

– Permanecer muito tempo na mesma posição durante o dia.

– Ingestão de açúcar.

Maneiras de se livrar do inchaço causado pela retenção de líquidos

A retenção de líquidos e seus edemas podem ser revertidos com mudança de hábitos, a incorporação de novos alimentos e a prática de atividades físicas.

Ingerir chás diuréticos

Os chás diuréticos induzem uma maior perda de líquidos por meio da urina. Assim, são excelentes aliados para combater o inchaço.

Chá de salsinha, chá de dente de leão e chá de cavalinha são os mais indicados para este objetivo.

Mas é preciso tomar cuidado: cada pessoa é única e a saúde deve ser tratada de maneira individual. Assim, as quantidades de cada substância devem ser controladas, e os chás não podem ser consumidos indiscriminadamente. Procure um nutricionista.

Consumir alimentos diuréticos

Não são só os chás os alimentos capazes de auxiliar a eliminação de líquidos em excesso pela urina. Algumas frutas, legumes e bebidas também são diuréticos e podem te ajudar neste combate à retenção.

Frutas: melancia, melão, abacaxi, limão e uva.

Legumes e verduras: beterraba, pepino, abóbora, couve, rúcula e salsão.

Bebidas: água de coco e café.

Em geral, são alimentos saudáveis. Mas, ainda assim, é preciso procurar um profissional para orientar melhor nas quantidades ideais de consumo de cada um.

Drenagem linfática

Recomendada para eliminar os líquidos retidos no corpo e combater o acúmulo de celulites, a drenagem linfática é uma estratégia do setor de estética.

Esta terapia corporal estimula a circulação sanguínea e linfática. Por auxiliar o movimento da linfa e sua expulsão do organismo, junto com organismos e substâncias que não são necessárias para a saúde, faz muito bem para o corpo e combate os inchaços indesejados.

Reduzir o sal

Uma comida bem temperada é tudo de bom. Mas uma dieta com baixo teor de sal não precisa ser sofrida!

Para evitar a retenção de líquido, é possível usar ervas aromáticas e outras especiarias para dar um gostinho a mais na comida. Para quem não abre mão desse alimento, basta escolher um sal com teor de sódio mais baixo.

Praticar atividades aeróbicas

Exercícios físicos aeróbicos, como corrida, bicicleta e pular corda, aumentam a frequência cardíaca e, consequentemente, a circulação de sangue no corpo, facilitando a eliminação dos edemas causados pelo líquido em excesso nos tecidos. Além do suor, é claro.

A Organização Mundial da Saúde recomenda, para adultos, atividade física moderada de 150 a 300 minutos por semana, distribuída ao longo dos dias, ou de 75 a 150 minutos de exercícios intensos, distribuídos no mesmo sentido.

Quando os inchaços são preocupantes?

Como você sabe, algumas retenções de líquido são decorrentes de problemas mais sérios de saúde. Veja quando você deve procurar um médico.

Caso, acompanhado dos inchaços, você sinta um ou mais sintomas:

– Dor no peito.

– Dor de cabeça.

– Pele esticada e brilhante.

– Sonolência.

– Inchaço persistente nas pernas.

– Tosse.

– Falta de ar.

– Vermelhidão nas regiões inchadas.