Saúde

Saiba como congelar hortaliças e evitar o desperdício de alimentos

Optar pelo congelamento é uma alternativa para prologar a vida útil dos alimentos e ainda reduzir o desperdício. Confira as dicas de uma nutricionista

Foto: Reprodução/Pinterest

Quem nunca comprou um monte de hortaliças e acabou jogando a metade no lixo porque não conseguiu consumir tudo antes que elas estragassem? Optar por congela-las pode ser uma excelente maneira de evitar o desperdício de alimentos.

Ao congelar as hortaliças, prolonga-se a vida útil delas e, desse modo, é possível ter acesso a alimentos frescos e saudáveis por mais tempo.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Contudo, é preciso prepará-las corretamente antes de congelar e também descongela-las corretamente na hora de consumir. Para te ajudar nesse processo, o Folha Vitória ouviu uma nutricionista. 

Todas as hortaliças podem ser congeladas?

A nutricionista Juliana Baêta Lage explica que quase todas as hortaliças podem ser congeladas. Em geral, o congelamento não é indicado para as hortaliças folhosas como o alface, a rúcula e o agrião.

Já as folhas que são consumidas cozidas como o espinafre e a couve-de-bruxelas, podem ser congeladas sem problema algum.

Como fazer?

Juliana Baêta orienta colocar as verduras e legumes em um recipiente com água de modo que fiquem totalmente imersos. Em seguida, deve-se realizar o cozimento do alimento por cerca de 3 a 5 minutos para que não fiquem muito macios.

Depois é só retirar o alimento da água, colocar pra esfriar, escorre-los e seca-los com um pano seco. Eles podem ser podem ser congelados crus, branqueados ou cozidos. Veja a explicação de como consumir os alimentos após o congelamento:

"Congelei os alimentos. Como faz pra descongelar? O correto é descongelar os alimentos no calor. Ou seja, não deve-se descongela-los na temperatura ambiente. É preciso salientar que há alguns alimentos que, mesmo com todos os cuidados, não ficam tão gostosos após serem congelados", destacou a nutricionista.

Para ajudar, veja a tabela abaixo:

Foto: Folha Vitória

Confira mais algumas orientações para um congelamento apropriado:

-Evite colocar alimentos quentes dentro do freezer;

-Embale os alimentos muito bem, retirando todo ar;

-Congele pequenas porções suficientes para uma refeição;

-Não deixe o espaço superlotado (o ar frio precisa circular entre alimentos);

-Retire do congelador apenas os alimentos que serão utilizados no dia pois todo alimento descongelado deve ser consumido em no máximo 24 horas;

-Nunca recongele o alimento que foi totalmente descongelado;

Gostou das dicas? Escolha as hortaliças de sua preferência e aproveite :)

*Texto da estagiária Nayra Loureiro com supervisão da editora Erika Santos.