Bebês Ozempic: injeção para emagrecer faz mulheres ficarem grávidas
Medicamente para emagrecer aumenta a fertilidade das mulheres e aumenta as chances de gravidez
Depois da febre do Ozempic, remédio que emagrece, fabricado pela Novo Nordisk, algumas mulheres começaram a engravidar acidentalmente. Os relatos incluem desde pessoas que usavam pílula anticoncepcional, quando descobriram a gravidez, até as que tinham problemas para engravidar.
Segundo o ginecologista Luís Otávio Manes, em entrevista ao Metrópoles, disse que o medicamento pode aumentar as chances de gravidez em mulheres com distúrbios metabólicos ligados à glicose, como a própria diabetes, a resistência à insulina e a obesidade.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
Os distúrbios metabólicos causam um desequilíbrio corporal que interfere na produção regular de hormônios ligados à reprodução, resultando em períodos de anovulação, ou seja, meses em que a ovulação não ocorre. Isso reduz significativamente as possibilidades de concepção para as pacientes afetadas.
Ao usar as medicações para tratar a diabetes e a obesidade, a paciente regula a glicose e faz com que o corpo produza as células reprodutivas de maneira regular.
Ozempic diminui eficácia de anticoncepcional?
Apesar de as farmacêuticas declararem que não ocorreram casos de gravidez durante os testes, pode ser que, ao retardar o esvaziamento gástrico das pacientes, as medicações afetem a absorção das pílulas anticoncepcionais orais.
A recomendação é que antes de iniciar o tratamento com as canetas injetáveis, as pacientes busquem orientação médica para discutir sobre o uso de outras medicações.
LEIA TAMBÉM: Antigo Twitter, X cria aba para desempregados procurarem vagas de emprego
Pode usar a medicação para engravidar?
Os profissionais de saúde advertem contra o uso desses medicamentos com o intuito de promover a gravidez. Os fabricantes dos remédios também recomendam que as pacientes interrompam o tratamento pelo menos dois meses antes de iniciar as tentativas de concepção ou suspendam o uso assim que descobrirem que estão grávidas.
*Com informações do Metrópoles
LEIA TAMBÉM: Tish Cyrus discute o "desafio" em seu casamento com o ex de sua filha
AFINAL, O QUE É O "VÍRUS COMEDOR DE NUS"? CASOS DE INFECÇÃO POR DOENÇA MORTAL AUMENTAM
STSS é uma forma grave de infecção causada pela bactéria estreptococo A, que pode se desenvolver na garganta, pele, ânus e órgãos genitais
Casos da síndrome do choque tóxico estreptocócico (STSS), causada por uma bactéria “carnívora”, que pode necrosar tecidos, aumentaram no Japão.
A STSS é uma forma grave de infecção causada pela bactéria estreptococo A, que pode se desenvolver na garganta, pele, ânus e órgãos genitais.
Embora o agente infeccioso se popularizou como “vírus comedor de ânus”, não há embasamento científico nessa afirmação. No entanto, autoridades ficaram preocupadas com a doença que tem 30% de taxa de letalidade.
Durante os primeiros três meses de 2024, o Japão registrou cerca de 517 casos da síndrome do choque tóxico estreptocócico. No ano passado, foram registrados 941.
O primeiro caso da STSS no Japão foi relatado em 1992. Todos os anos são confirmados de 100 a 200 casos desta forma grave da infecção bacteriana.
Segundo o Instituto Nacional de Doenças Infecciosas, o recorde de casos aconteceu em 2019, com 894 infecções. Por isso, diante do aumento de casos, os profissionais de saúde recomendam que as pessoas procurem orientação médica em caso de dor, inchaço e febre.
De acordo com informações do Terra, embora a bactéria possa ser assintomática ou causar apenas sintomas leves em alguns pacientes, ela pode ser fatal para outros.
Ela é capaz de causar necrose nos tecidos conjuntivos que envolvem os músculos e se espalhar para várias partes do corpo.
Essas bactérias são transmitidas por meio de gotículas respiratórias, liberadas pelo nariz ou pela boca, e pelo contato direto com feridas e úlceras dos pacientes. Entre as medidas preventivas estão a lavagem frequente das mãos e o uso de máscaras.
Afinal, existe o “vírus comedor de ânus”?
O médico infectologista Vinicius Borges, conhecido como Doutor Maravilha, usou as redes sociais para esclarecer que a bactéria responsável pelo surto é “nossa velha conhecida”.
Ele contou que, na verdade, é uma “causa comum de infecções de garganta (aquela que precisa tomar Benzetacil), de pele e febre reumática”.
Porém, os casos no Japão são uma forma grave da infecção, que é “causada por cepas mais virulentas (agressivas)”, como sugerem as próprias autoridades japonesas.
LEIA TAMBÉM: Atriz de Barrados no Baile doa pertences após diagnóstico terminal
Vinicius Borges também explicou que a bactéria “não 'come' ânus”. Ela pode colonizar orifícios corporais, como ânus, garganta, narinas e genitais, onde causa complicações.
“O tratamento é [feito] com antibióticos, suporte circulatório e tratamento das feridas. É realmente bem grave”, destacou o médico.
O QUE É “CABEÇA DE OZEMPIC”? SAIBA TUDO SOBRE REMÉDIO PARA EMAGRECER E EFEITOS
Apesar de ser indicado para o tratamento de diabetes tipo 2, remédio é eficaz no emagrecimento, graças à presença da substância semaglutida; saiba mais
Talvez você já tenha ouvido falar de Ozempic, um dos temas mais buscados nas redes sociais. Embora o medicamento tenha sido originalmente desenvolvido para tratar a diabetes tipo 2, tornou-se famoso por promover uma rápida perda de peso.
No entanto, o uso indiscriminado do remédio pode acarretar diversos efeitos colaterais. A popularidade do medicamento tem levado à sua escassez nas farmácias, bem como à preocupação dos especialistas com o uso não regulado. As informações foram divulgadas pelo Mundo Boa Forma, parceiro do R7.
Apesar de ser indicado para o tratamento de diabetes tipo 2, o remédio é eficaz no emagrecimento, graças à presença da substância semaglutida, que também está presente em medicamentos para tratar obesidade.
Por outro lado, esse emagrecimento rápido pode ter consequências, como flacidez e o fenômeno conhecido como “cabeça de Ozempic”, termo que se popularizou recentemente nas redes sociais, sendo um efeito diferente do “rosto de Ozempic”.
AFINAL, O QUE É CABEÇA DE OZEMPIC?
O termo “cabeça de Ozempic” é um suposto efeito colateral que pode surgir do uso indiscriminado ou sem orientação do medicamento, caracterizado pela desproporcionalidade da cabeça em relação ao resto do corpo.
Na realidade, isso está relacionado à perda de massa muscular pelo emagrecimento rápido. Independentemente de ser causado pelo Ozempic ou não, qualquer perda de peso rápida e não monitorada pode resultar nesse efeito de desproporção.
LEIA TAMBÉM: Vídeo Show: Globo emite comunicado após anúncio de Otaviano Costa
Essa sensação é comum em casos de grande perda de massa muscular, inclusive entre aqueles que passaram por cirurgia bariátrica, os quais frequentemente relatam uma sensação similar.
Portanto, durante qualquer dieta, é recomendável fazer musculação ou outros exercícios de força para estimular o ganho de massa muscular enquanto ocorre a perda de gordura, ajudando a evitar o efeito “cabeça de Ozempic”.