Saúde

Carreta de diagnóstico da hanseníase passa pelo ES; saiba os municípios

A partir do próximo dia 22 de abril, profissionais vão atender a população para diagnosticar precocemente novos casos da doença. Ação vai até 17 de maio

Redação Folha Vitória

Redação Folha Vitória
Foto: Reprodução/Sesa-ES

O Espírito Santo vai receber a visita do projeto “Roda Hans 2024 - Carreta da Saúde Hanseníase”. A ação consiste em diagnosticar precocemente novos casos da doença, além de promover capacitação de profissionais da Atenção Primária para a identificação e tratamento da hanseníase

As atividades acontecerão de 22 de abril a 17 de maio. Serão agendados para avaliação dos profissionais na carreta os contatos intradomiciliares de casos confirmados e casos suspeitos de todo o estado.

Segundo a secretaria de Estado da Saúde, a carreta passará pelos municípios de Vitória, Linhares e São Mateus. Os locais de estacionamento serão definidos por cada município.

O que é a hanseníase?

A hanseníase é uma doença crônica e infecciosa. A evolução é lenta e quieta. Ataca os nervos das extremidades do corpo, produzindo lesões na pele, principalmente em braços e pernas. 

A boa notícia é que tem cura. O tratamento está disponível gratuitamente nas Unidades Básicas de Saúde e por isso, pode ser curada.

“A hanseníase pode provocar incapacidades permanentes nas pessoas e é acompanhada de um grande estigma social. Por isso, é imprescindível que os casos sejam identificados de forma precoce e o tratamento realizado de forma segura e completa”, destacou a referência técnica da Secretaria da Saúde, coordenadora do Programa Estadual de Controle da Hanseníase, Dijoce Prates Bezerra.

* Cronograma da Carreta Roda Hans:

- 22/04/2024 a 26/04/2024 - Vitória
- 06/05/2024 a 10/05/2024 - Linhares
- 13/05/2024 a 17/05/2024 - São Mateus 

Idealizada pelo Ministério da Saúde (MS) e pela Associação Alemã de Assistência aos Hansenianos e Tuberculosos (ONG DAHW), da multinacional Novartis Brasil, tem o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde (Sesa) e dos municípios contemplados.

LEIA TAMBÉM: Anvisa autoriza registro de vacina que previne bronquiolite em bebês

Pontos moeda