Saúde

Como funciona? Nova vacina contra câncer de pele é testada

A vacina mRNA-4157, também conhecida como V940, está em destaque nas pesquisas contra o câncer de pele, especialmente o melanoma

Brenno Ramos

Redação Folha Vitória
Foto: Reprodução / Divulgação

Esta vacina personalizada tem como objetivo instruir o sistema imunológico a combater especificamente os neoantígenos, que são proteínas presentes em células cancerígenas, identificados no paciente. Essa abordagem visa não apenas tratar o melanoma, mas também prevenir sua recorrência.

LEIA TAMBÉM: Horóscopo do dinheiro e amor: qual signo vai ganhar mais?

Estudo clínico da nova vacina

Atualmente em fase 3, o estudo clínico compara a eficácia da vacina em combinação com o Keytruda, um medicamento imunoterápico, com o tratamento padrão que utiliza apenas imunoterapia. Resultados preliminares da fase 2 demonstraram uma redução significativa de 44% no risco de recorrência do melanoma ou morte.

Esta fase final do estudo envolve uma amostra representativa de pacientes em todo o mundo e é conduzida de forma rigorosa, sendo randomizada e duplo-cega, garantindo a confiabilidade e generalização dos resultados.

RELATO E DEPOIMENTO DE QUEM USOU

Steve Young, um paciente britânico de 52 anos, compartilhou sua experiência como participante do estudo, destacando a importância dos tratamentos inovadores. Diagnosticado com melanoma no couro cabeludo, Young vê na vacina uma esperança crucial para evitar a recorrência da doença.

"Participar deste estudo me dá esperança de que o câncer não volte. É uma oportunidade que pode ser decisiva na minha recuperação", afirma Young.

Pontos moeda