Sobe para 20 o número de mortes por dengue no ES; outras 40 estão em investigação
Pessoas do sexo masculino são a maioria das vítimas: até a tarde desta segunda-feira (22), 15 morreram em decorrência da doença
O Espírito Santo contabiliza 20 mortes desencadeadas pela dengue desde o início de 2024. Outras 40 seguem em investigação. Os números constam no Painel de Monitoramento da doença aqui no estado, atualizado pela secretaria de Estado da Saúde (Sesa-ES).
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade de Saúde no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
Linhares, na Região Norte do estado, lidera o ranking com 5 óbitos registrados esse ano. Anchieta, Aracruz e Vitória aparecem em seguida, com 2 mortes em cada município. Outras 9 cidades também registraram mortes:
- Barra de São Francisco;
- Dores do Rio Preto;
- Laranja da Terra;
- Muqui;
- São Gabriel da Palha;
- São Mateus;
- São Roque do Canaã;
- Serra;
- Sooretama.
Do total de vítima, de acordo com os dados do painel, 15 são pessoas do sexo masculino e 5 do sexo feminino.
Até o início da tarde desta segunda-feira (22), 68.447 casos foram confirmados. Ao contrário do registro de mortes, as mulheres são as mais atingidas pela doença em território capixaba, com 38.255 casos confirmados. Casos confirmados em homens foram 30.185.
Saiba como prevenir a dengue
Eliminar os locais de reprodução do mosquito Aedes aegypti é um dos principais meios de prevenção da dengue. Para isso, é importante remover qualquer recipiente que possa acumular água parada, como pneus velhos, recipientes de plantas, garrafas vazias e latas, por exemplo.
*Veja outras medidas eficazes:
1. Mantenha recipientes fechados: garrafas, baldes, caixas d'água e tanques. Isso evita que o mosquito deposite seus ovos;
2. Limpe calhas e canaletas: ao limpar esses espaços, evita-se o acúmulo de água parada;
3. Utilize telas de proteção: instale telas em janelas e portas para impedir a entrada de mosquitos em casa;
4. Use repelente: em épocas de epidemia, use repelentes especialmente ao amanhecer e ao anoitecer, quando os mosquitos são mais ativos;
5. Roupas protetoras: prefira, se possível, roupas de manga comprida, calças compridas e meias para reduzir a exposição à picada de mosquitos.
6. Procure informações: fique sempre atento às orientações das autoridades de saúde locais sobre surtos de dengue em sua região. Siga também as recomendações para prevenção e controle da doença.
LEIA TAMBÉM: 25% dos sarcomas, tipos raros do câncer, são diagnosticados incorretamente