Saúde

Com estoque quase zerado, Hemoes pede doações de sangue urgente

Todos os tipos sanguíneos estão em falta nos hemocentros. Uma única doação pode salvar até quatro vidas

Foto: Estúdio Matri

Os estoques de sangue nos bancos das unidades do Centro Estadual de Hemoterapia e Hematologia (Hemoes) estão muito abaixo no nível crítico. Para se ter uma ideia, o tipo O positivo (O+), deveria ter um estoque de 140 bolsas, mas, nesta sexta-feira (29), apenas 10 estão disponíveis.

De acordo com a diretora-geral do Hemoes, Marcela Gonçalves Murad, a situação piorou desde o início da pandemia. "Foi notada uma queda considerável de número de doadores dentro dos hemonúcleos. A gente já estava trabalhando com estoque na quantidade mínima. Porém, essa semana, tivemos uma queda considerável e estamos com muito pouco estoque", afirmou.

Ela ainda afirmou que uma das causas para a queda nas doações é o receio que as pessoas têm de comparecer aos locais. "As pessoas, com essa pandemia, elas têm medo de estar dentro do hemocentro. Nós pedimos que elas compareçam, pois nós estamos tomando todas as medidas de higienização, toda precaução com funcionário, e ela vai estar segura pra poder fazer a doação. Lembrando que cada doação pode salvar até quatro vidas", afirmou.

Todo o processo de doação é acompanhada por profissionais devidamente paramentados. A higienização correta é feita e o paciente é acompanhado por um acompanhamento rigoroso, obedecendo as orientações dos órgãos de saúde, garantindo a segurança do doador. Quem tiver interesse, pode entrar em contato pelo telefone 3636-7920.

"Quem já foi diagnosticado positivamente com covid-19 está inapto pra doação durante 30 dias. A pessoa que está assintomática, não existe ainda nenhuma comprovação científica da transmissão do vírus através da transfusão sanguínea. Mas essa pessoa e todos os doadores estão orientados e recebem uma cartilha, que diz que caso após 14 dias da doação, se eles vierem a sentir algum sintoma, que devem entrar em contato e essa bolsa é imediatamente descartada", explicou a diretora-geral do Hemoes.

Agende sua doação:

-Hemocentro de Vitória

Endereço: Avenida Marechal Campos, 1.468, Maruípe | Telefone: 3636-7920

-Unidade de Coleta de Sangue da Serra

Endereço: Avenida Eudes Scherrer Souza, s/nº (anexo ao Hospital Estadual Dório Silva) | Telefone: (27) 3218-9429

-Hemocentro de Linhares

Endereço: Av. João Felipe Calmom, 174-298 – Centro | Telefone: (27) 3264-6000

-Hemocentro de Colatina

Endereço: R. Cassiano Castelo, 276 – Centro | Telefone: (27) 3717-2800

-Hemocentro de São Mateus

Endereço: Rodovia Otovarino Duarte Santos, Km 02, Parque Washington | Telefone: (27) 3767-7954
Pontos moeda