Saúde

Procura por vacinação contra a gripe está abaixo do esperado no ES, diz coordenadora de imunização

Idosos, professores, gestantes e mulheres no período pós-parto também fazem parte do público prioritário da imunização contra a covid-19

Foto: Divulgação

Um novo grupo prioritário passa a ser imunizado contra a gripe a partir desta semana no Espírito Santo. Idosos e professores foram adicionados ao público-alvo, do qual já fazem parte as crianças menores de 5 anos, grávidas e mulheres no período pós-parto.

A Campanha de Vacinação contra a gripe, que começou em abril, acontece simultaneamente com a imunização contra a covid-19. No entanto, de acordo com a coordenadora do Programa Estadual de Imunizações da Secretaria de Estado de Saúde (Sesa), Danielle Grillo, mesmo alcançando partes distintas do público-alvo, a busca pela vacina contra a influenza está abaixo das expectativas.

"No momento, a situação é preocupante. Os dados de vacinação deste grupo estão abaixo do esperado. Nem metade das crianças e gestantes tomaram a vacina contra a gripe. Precisamos lembrar que a gripe é uma doença que pode ser grave, principalmente no público mais vulnerável, que é o grupo prioritário", afirma.

Danielle reforça que, apesar da inserção de mais categorias no público-alvo, aqueles que fazem parte da primeira fase ainda podem buscar pela vacina. "De cada 10 gestantes, somente 4 tomaram a vacina. Apesar de estarmos iniciando um novo grupo nesta semana, os grupos anteriores ainda podem receber a vacina contra a gripe".

Idosos, professores, gestantes e puérperas também fazem parte do público prioritário da imunização contra a covid-19. Para estas pessoas, a orientação é priorizar a vacina contra o novo coronavírus e, só depois de um período, buscar a vacinação contra a influenza. 

"Aquelas pessoas que pertencem ao grupo prioritário das duas campanhas de vacina devem dar prioridade à vacina contra a covid e somente depois de 14 dias tomar a vacina contra a gripe. Para a vacina contra a covid ainda não existe estudo de coadministração junto com outras vacinas. Mas o público infantil não é prioritário para a covid e, mesmo assim, a procura está baixa", destacou a coordenadora.

Entenda a vacina da gripe

A vacina aplicada na rede pública é a trivalente, ou seja, ela protege contra os 3 sorotipos mais comuns do vírus e é ofertada para quem faz parte dos grupos de risco.

Já a vacina aplicada nas clínicas particulares é a quadrivalente, ou seja, ela protege contra os 4 sorotipos mais comuns do vírus e é recomendada para qualquer pessoa que não tenha restrições vacinais.

Aplicação na Grande Vitória

Em Cariacica, os idosos com 60 anos ou mais e professores poderão fazer o agendamento de forma on-line pelo site https://vacina.cariacica.es.gov.br.

Segundo a prefeitura, já foram vacinadas, até o momento, 13. 973 pessoas contra a influenza. A vacinação destinada para crianças de seis meses a menos de seis anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes e puérperas (mulheres que tiveram filhos nos últimos 45 dias) e trabalhadores da saúde continua. As agendas estão abertas para as 16 salas de vacina das Unidades Básicas de Saúde do município.

Na Serra, estão abertas as inscrições para a segunda fase da imunização contra a gripe para quem tem 60 anos ou mais. O agendamento pode ser realizado no site http:gti.serra.es.gov.br/saúde/, para se vacinar. Ainda há 540 vagas disponíveis para agendamento. Para professores de escolas de ensino básico, como creche, pré-escolas, ensino fundamental, ensino médio, profissionalizantes e EJA, além daqueles de ensino superior, de caráter público ou privado, ainda há 50 vagas.

A vacinação ocorrerá de terça (11) até quinta-feira (13) em todas as Unidades de Saúde do Município. Para se vacinar, é necessário levar documento com foto e cartão de vacina. Os professores devem levar também comprovante de vinculação ativa como professor dessas escolas.

Em Vitória, as pessoas idosas e os professores das redes pública e particular de Vitória poderão agendar a imunização contra a gripe no site da Prefeitura de Vitória e no aplicativo Vitória Online. A vacinação será realizada entre segunda (10) e sexta (14).

Considerando o novo grupo, o município vai disponibilizar 5 mil novas doses, incluindo, ainda, crianças de seis meses e menores de seis anos, gestantes, puérperas e trabalhadores da saúde. Ao todo, a capital pretende vacinar 64 mil idosos acima de 60 anos e 8.600 professores.

Já em Vila Velha, a campanha de vacinação contra a gripe contemplará idosos e profissionais da saúde. Foram inseridas no sistema de agendamento on-line mais 6.585 vagas, que serão distribuídas da seguinte forma: 3.555 vagas para crianças de 6 meses a menores de 6 anos; 1.830 vagas para idosos acima de 60 anos; 615 vagas para profissionais da saúde; 600 vagas para gestantes e puérperas.

As vacinas serão administradas na segunda, quarta e sexta-feira desta semana, nas Unidades de Saúde do município.


Pontos moeda