Saúde

Reforço contra a covid-19 disponível para mais de 241 mil adolescentes no ES

Grupo com idades de 12 a 17 anos no Estado que já receberam as duas doses da vacina, há 4 meses ou mais, está apto a receber o reforço

Foto: André Sobral / PMV

Adolescentes de 12 a 17 anos já podem receber a dose de reforço do imunizante contra a covid-19 no Espírito Santo. A recomendação segue nota técnica do Ministério da Saúde, divulgada na última sexta-feira (27), que orienta a aplicação da terceira dose após 4 meses da dose dose do ciclo vacinal.

Segundo a secretaria de Estado da Saúde, São 338.972 adolescentes nessa faixa etária no Estado. Desses, 305.121 (90%) tomaram a primeira dose. Ao todo, 241.427 (71%) se vacinaram com a segunda dose. Estes estarão aptos a receberem o reforço se já tiverem se passado 4 meses da última dose.

A Sesa informou que vem trabalhando junto ais municípios para ampliar a cobertura vacinal contra a covid-19 em todas as faixas etárias nas quais as doses estão disponíveis. O objetivo, é alcançar a meta de 90% dos públicos-alvo vacinados. 

Estado terá um mutirão por mês de vacinação

No último dia 17 deste mês, o secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, anunciou novas medidas para conter o avanço no aumento do número de novos casos de covid-19 no Espírito Santo. 

“Nós pretendemos alcançar e estabelecer a meta de, em 90 dias, alcançar a meta de 90% de cobertura para cada esquema de vacinação apto às faixas etárias. Estabelecemos com os municípios capixabas uma pactuação que será publicada em resolução definindo o mínimo de um mutirão estadual mês, até o final deste ano, para garantir reforços da capacidade de operação da vacinação da população”, destacou.

Nésio disse ainda que foram ampliadas em 70% o número de salas de vacina em todo o território capixaba. Além disso, foi reorganizado o esquema de oferta das vacinas com os municípios para que aconteçam em horários diferenciados e novos mutirões que devem ocorrer de modo individual em cada cidade em locais de alto fluxo e em dias festivos.

Também entre as estratégias de contenção, a pasta está trabalhando a pactuação de um um mutirão de vacinação por mês em cada município. Com isto, a secretaria visa recompor a capacidade da oferta de vacinação em horários diferenciados. Os mutirões também devem ocorrer de maneira individual em lugares de alto fluxo e em dias festivos

A secretaria informou ainda que com relação ao público adolescente, as orientações para esta vacinação serão repassadas.

LEIA TAMBÉM: >> Fiocruz prevê aumento de síndrome respiratória grave em Vitória