Ministério da Saúde: funcionário de parque é caso suspeito de gripe aviária no ES
Homem de 61 anos está em isolamento e apresenta sintomas gripais leves
Um homem de 61 anos, funcionário do Parque Fazendinha, em Jardim Camburi, sob responsabilidade municipal, é o primeiro caso suspeito em seres humanos de gripe aviária em Vitória. A informação foi repassada pelo Ministério da Saúde no início da noite desta quarta-feira (17) e confirma o que o Folha Vitória havia adiantado durante a tarde.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
A pasta informa que está dando o suporte necessário ao estado do Espírito Santo desde a notificação. O paciente apresenta sintomas gripais leves e, conforme protocolo de vigilância sanitária, está em isolamento e monitorado por equipes de saúde do município.
A amostra do paciente suspeito e de outras 32 pessoas que também trabalham no parque estão em análise pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) do Espírito Santo. Após a análise, as amostras também serão enviadas para a Fiocruz, que é o laboratório de referência para o estado. O parque está fechado para visitação pública.
O ministério ressalta que não foram registrados casos confirmados de influenza aviária A (H5N1) em humanos no Brasil. A transmissão da doença ocorre por meio de contato com aves doentes, vivas ou mortas. E, de acordo com o que foi observado no mundo, o vírus não infecta humanos com facilidade e, quando isso ocorre, geralmente a transmissão de pessoa para pessoa não é sustentada.
LEIA TAMBÉM: Gripe aviária: médicos tiram todas as dúvidas sobre a doença
O Ministério da Saúde reforçou, por meio de nota técnica, as orientações para vigilância em diante de possíveis casos suspeitos de influenza aviária em humanos após o alerta do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), na última segunda (15), dos primeiros casos em aves silvestres no Espírito Santo.
Saúde de Vitória monitora quem esteve no parque, diz Prefeitura da capital
Procurada pela reportagem, a Prefeitura de Vitória respondeu que a Secretaria Municipal de Saúde realizou um levantamento de todos que estiveram no ambiente onde a ave foi encontrada.
Desses, um apresentou sintomas gripais leves nos últimos dias. Todos estão sendo monitorados, conforme recomendação do Ministério da Saúde.