Saúde

Terceira ave com gripe aviária é flagrada em parque de Vitória

Segundo a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Vitória (Semmam), o local foi fechado; outros casos ocorreram em Marataízes e Jardim Camburi

Foto: IMD/ Reprodução

Uma nova ave, identificada como trinta-réis-de-bando da espécie Thalasseus acuflavidus, que estava contaminada com o vírus da influenza aviária H5N1, foi localizada em um parque do bairro Jardim Camburi, em Vitória. A informação foi confirmada nesta terça-feira (16). 

Este é o terceiro caso confirmado da doença. Outras duas aves foram identificadas com o vírus: uma no bairro Jardim Camburi (cujo local exato não foi informado), e outra em Marataízes, no litoral sul do Estado. 

Segundo informações repassadas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Vitória (Semmam), após a terceira confirmação, o Refúgio da Vida Silvestre da Mata Paludosa, conhecido como antigo parque Fazendinha, foi fechado para visitação. 

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Uma equipe do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) irá até o local para realizar a análise e vistoria dos animais que habitam no parque. 

A secretaria ressaltou que o pássaro não integra a lista de animais presentes nesta unidade de conservação, mas é migratório, ou seja, que sai do seu local de origem e passa pelo litoral capixaba.

A ave foi encontrada caída na Fazendinha e, seguindo os protocolos de segurança exigidos, foi levada para exames, que detectou o vírus. A Semmam observa que o parque voltará a ser reaberto tão logo seja liberado pelos órgãos de controle.

Mais informações serão repassadas durante uma coletiva realizada na tarde desta terça-feira (16). A matéria será atualizada. 

Outros casos foram registrados no ES

Os primeiros dois casos de gripe aviária no Brasil em animais silvestres foram registrado no Espírito Santo. O anúncio foi feito pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) na tarde desta segunda-feira (15). 

Segundo a pasta, o resultado positivo foi confirmado em aves silvestres que habitam o litoral capixaba. 

Foram resgatadas duas aves marinhas da espécie Thalasseus acuflavidus (nome popular do trinta-réis-de-bando): uma localizada no bairro Jardim Camburi, em Vitória, e outra em Marataízes, no Litoral Sul do Estado.

LEIA TAMBÉM: Caso Luísa Lopes: Justiça marca audiência de instrução de motorista

Repórter do Folha Vitória, Maria Clara de Mello Leitão
Maria Clara Leitão Produtor Web
Produtor Web
Formada em jornalismo pelo Centro Universitário Faesa e, desde 2022, atua no jornal online Folha Vitória