Saúde

Lentes de contato dental: entenda para que servem e o que fazer para preservá-las

Procedimento garante assimetria, branco e brilho dos dentes.

Foto: Divulgação

Com o avanço da odontologia, a procura das pessoas por dentes perfeitos tem se tornando cada vez mais constante. Ter um sorriso atraente é possível devido as diversas opções de procedimentos odontológicos, como as lentes de contato dental. Elas são capazes de garantir melhorias no formato, na cor e no tamanho dos dentes em pouco tempo.

Essa técnica é composta por um laminado extrafino colado sobre a superfície externa dos dentes, como explica a dentista Cicilia Carvalho. “Por ser muito fina, se assemelha com a lente de contato ocular, por isso recebeu esse nome. Existe dois tipos dessa lente, com resina ou a faceta de porcelana. A escolha do material dependerá dos objetivos do tratamento”, esclarece.

Foto: Cicilia Carvalho
Antes x depois da aplicação das lentes dentais. 

Preparo, produção e execução

Para a realização do procedimento, são necessárias três sessões, no mínimo, já que há diversas fases no processo a serem cumpridas, como o planejamento, o preparo e a aplicação do material. A última fase consiste na colocação das lentes, já prontas, por meio de um “adesivo líquido”.

Nesta etapa, é essencial que detalhes de encaixe e tamanho sejam milimetricamente adequados pelo profissional.

Se no preparo do dente for preciso um desgaste dentário mais profundo, será preciso anestesiar o paciente para evitar incômodos, caso contrário, ela não é necessária. O tratamento com lente de contato dental é indicado apenas para pequenas correções estéticas.

Duração e cuidados com as lentes

Ainda segundo Cicilia, o tempo de duração das lentes é relativo pois depende de fatores que variam de paciente para paciente. Realizar o procedimento e não manter uma higienização oral adequada é jogar dinheiro fora. Isso pode diminuir o tempo útil da lente. Além do mais, uma higiene bucal correta é obrigatória em qualquer tratamento dentário, assim como as visitas periódicas ao dentista.

Outras ações também são fundamentais para a eficácia do procedimento, como evitar o mau hábito de roer as unhas e não usar os dentes para morder ou tentar abrir objetos. Pacientes com hábitos parafuncionais, como o bruxismo, é bom que utilizem um aparelho de proteção dos dentes.

As lentes de contato dentais não podem ser reparadas pelo dentista caso lasquem ou quebrem, apenas o protético pode confeccionar novas lentes. Então, todo o cuidado é pouco no que diz respeito a este procedimento estético. Fique atento e siga todas as recomendações para que suas lentes durem muito.