Covid-19: 4ª dose disponível no ES para grupo de 50 a 59 anos e trabalhadores da saúde
Em Vitória, já foram disponibilizadas 2 mil vagas para o grupo contemplado com a segunda dose de reforço. Agendamento pode ser feiro pela internet
A segunda dose de reforço da vacina contra a covid-19 já está disponível no Espírito Santo. Segundo a secretaria de Estado da Saúde (Sesa) foi publicada nesta segunda-feira (6), uma Nota Técnica que recomenda a 4ª dose para a população de 50 a 59 anos e trabalhadores da saúde. A recomendação autoriza ainda o início da vacinação.
A informação foi anunciada pelo secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes e pelo subsecretário de Vigilância em Saúde, Luiz Carlos Reblin, durante coletiva de imprensa.
“Publicamos hoje a nota técnica e a partir de hoje mesmo os municípios capixabas já estão se organizando para iniciar, sendo que muitos já começaram. Temos estoques de imunizantes em níveis estadual, regionais e nas cidades. Além disso, o Ministério da Saúde continua abastecendo a nossa Rede de Frio e esta semana temos a previsão de receber cerca de 100 mil doses”, explicou o subsecretário.
Como deve acontecer a aplicação do imunizante
Para este novo esquema, a pasta explicou que a aplicação deve acontecer em intervalo de quatro meses a partir do primeiro reforço (3ª dose). Deve ser utilizada, preferencialmente, vacinas de plataforma de vetor viral (Janssen ou AstraZeneca), independentemente do imunizante aplicado antes.
A expectativa é que mais de 570 mil capixabas que pertencem a estes grupos recebam a segunda dose de reforço: 466.161 pessoas de 50 a 59 anos e 111.980 trabalhadores da saúde.
Vitória e Serra abrem agendamento para 4ª dose
A Capital abriu agendamento nesta segunda para os dois grupos contemplados com a segunda dose de reforço contra a covid-19. Ao todo, segundo a secretaria municipal de Saúde, são 2 mil vagas disponíveis no site. Para agendar, basta clicar no link agendamento.vitoria.es.gov.br
Segundo a Semus, o município já imunizou 108% da população com idade entre 18 e 59 anos, com a primeira dose; 112,5% com a segunda dose; 95,1% dos adolescentes com a primeira dose e 79% com a segunda dose e 104% da população com a dose de reforço; 63% com a quarta dose e 64% de crianças com a primeira dose e 39,9% com a segunda dose.
Na Serra, a secretaria de Saúde informou que abre agendamento com novas doses de vacina todas as segundas e quintas-feiras, às 18 horas, pelo site da Prefeitura da Serra.
Com relação aos imunizastes contra a covid-19, segundo a secretaria, há oportunidades para todos os públicos e doses. O agendamento desta segunda já inclui a 4ª dose para o grupo de 50 a 59 anos e trabalhadores da saúde, que tenham recebido a D3 há quatro meses.
De segunda a sexta, há vacinação contra a Covid-19, Influenza, sarampo e demais vacinas de rotina, sem agendamento, nas Unidades de Saúde do município, de acordo com a capacidade técnica de cada local. Aos sábados, há ações de vacinação em algumas Unidades de Saúde (definidas semanalmente), das 8 às 16 horas; escolas; e, das 10 às 17 horas, no L2 do shopping Montserrat, em Colina de Laranjeiras.
Saiba quando e onde se vacinar
Em Vitória:
A vacinação acontece de terça (7) a sexta-feira (10). Veja os locais onde as doses estão disponíveis:
- Igreja Evangélica Batista de Jardim de Penha;
- Unidades de Saúde de Jardim da Penha, Jardim Camburi, Bairro República, Praia do Suá, Andorinhas, Fonte Grande, Forte São João, Maruípe, Do Quadro, Resistência, Santa Martha, Santo Antônio, Ilha de Santa Maria, Praia do Suá, Santa Luiza, São Cristóvão e Conquista.
Na Serra: