Saúde

Covid-19: Sesa estuda três doses da Janssen para adultos e quatro para idosos no ES

Diante do aumento de novos casos da doença no Espírito Santo, esquema vacinal do imunizante deverá seguir o mesmo adotado para a aplicação da AstraZeneca

Foto: Divulgação

O Espírito Santo enfrenta a expansão da 5ª onda de casos de covid-19. O motivo, a circulação da variante Ômicron e de suas subvariantes. Para reforçar a proteção da população capixaba que recebeu o imunizante da Janssen, a secretaria de Estado da Saúde estuda a ampliação do esquema da vacinal. A ideia, segundo o secretário Nésio Fernandes, é adotar o mesmo utilizado para administração da AstraZeneca.

"Nós caminhamos para reunir convicções na perspectiva que o esquema primário no contexto da variante Ômicron deve ser conhecido como esquema de 3 doses. Inclusive com a própria vacina da Janssen. Nós já abrimos o debate interno com as áreas técnicas da secretaria na perspectiva de que nós reconheçamos que o esquema da vacina da Janssen seja o mesmo esquema adotado pela Astrazeneca.

Caso o entendimento técnico seja o de ampliar a oferta de doses da Janssen, idosos deverão receber quatro doses e adultos três. Assim que isso acontecer, a população será comunicada e poderá ser aberta a vacinação dos dois grupos, conforme disse o secretário. Durante entrevista coletiva na tarde desta segunda-feira (07), Nésio disse que o momento exige um cuidado maior.

"No contexto da chegada da Ômicron, que tem um escape vacinal importante para casos leves, no contexto de uma e duas doses, nós precisamos comunicar para a população que quem tem duas doses possui um risco muito mais alto de infecção neste momento do que as pessoas que foram imunizadas com três e quatro doses", pontuou.

LEIA TAMBÉM: >> ES vive 5ª onda da covid-19 e uso de máscaras em ambientes fechados segue recomendado

Ritmo de vacinação lento no ES

O ritmo de vacinação é classificado como lento pela Sesa. Inclusive, Nésio Fernandes disse que ela imunização est´a estagnada nas última semanas. O secretário ainda fez um apelo para que as pessoas entendam que as vacinas atuam como estratégias de controle de prevenção.

A expectativa é de reiniciar a vacinação da população de 18 a 49 anos ainda este ano com a 4ª dose dos imunizantes disponíveis. "Entendemos que é responsabilidade do Ministério da Saúde a ampliação das doses para toda a população bem como a disponibilização dos imunizantes", completou.

Campanhas de vacinação serão intensificadas 

O Espírito Santo possui atualmente 3,7 milhões de capixabas aptos a receberem as vacinas. A meta, é alcançar 90% da cobertura vacinal até o mês de agosto. Para isso, a Sesa pretende incrementar as campanhas de vacinação, inclusive por meio de mutirões.

"Na próxima coletiva, vamos apresentar as principais taxas e outros dados importantes para a população capixaba reconhecer o papel importante da vacinação", concluiu Nésio.

LEIA TAMBÉM: >> ES já tem comprimido para tratar pacientes hospitalizados com a covid-19

>> Varíola dos macacos: sobe para 6 número de casos suspeitos no Brasil





Pontos moeda