Saúde

Covid-19: após anúncio do ministro da Saúde sobre 4ª dose da vacina, ES diz que é favorável ao reforço

Foi durante um evento em Brasília nesta quinta-feira (2) que o ministro Marcelo Queiroga fez o anúncio; veja o que disse a Secretaria de Saúde do Espírito Santo

Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciou nesta quinta-feira (2) que a população acima de 50 anos poderá receber em breve o segundo reforço da vacina contra a covid-19. À reportagem da TV Vitória/Record TV, a Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo afirmou, em nota, que o Espírito Santo sempre se mostrou favorável à aplicação de doses de reforço.

Questionada se já existe alguma programação para o Estado capixaba, a Sesa ressaltou que aguarda as diretrizes do Ministério da Saúde sobre o tema. 

Foi durante um evento em Brasília que o ministro Marcelo Queiroga fez o anúncio.

“Mais de 50 milhões de brasileiros já receberam a primeira dose de reforço e já avançamos na segunda dose de reforço. Planejamos aplicar a segunda dose de reforço em todos aqueles acima de 50 anos”, disse.

De acordo com o Portal R7, o anúncio ocorre no momento em que o Brasil enfrenta uma alta de novos casos de Covid-19, muitos deles subnotificados, acompanhada do crescimento de internações e também de mortes. 

Na quarta-feira (1º), o R7 também mostrou que o Brasil vive um aumento significativo de casos leves de Covid-19, a maioria não diagnosticada. Na outra ponta, os hospitais registram crescimento das internações por síndrome respiratória aguda grave e quase 60% desses pacientes estão infectados pelo coronavírus.

LEIA TAMBÉM: >> Reforço contra a covid-19 disponível para mais de 241 mil adolescentes no ES

>> Vacina da covid-19 chega à rede de clínicas particulares do País; veja como fica no ES

O Ministério da Saúde autorizou em março a aplicação da quarta dose em idosos acima de 80 anos. Na ocasião, indivíduos com imunossupressão também podiam tomar o chamado segundo reforço.

Alguns estados expandiram a vacinação para todos os idosos com 60 anos ou mais.

Espera-se que o ministério siga o mesmo intervalo de tempo adotado entre os reforços anteriores: quatro meses.

Na semana passada, a pasta autorizou também a aplicação do reforço em adolescentes de 12 a 17 anos.

*Com informações do Portal R7

Laís Magesky, editora de distribuição de redes sociais
Laís Magesky

Editora de Distribuição de Conteúdo

Formada em Jornalismo pela Faesa, atua como editora de distribuição de conteúdo e é responsável pelas redes sociais do Folha Vitória, conectando informação de qualidade ao público por meio das plataformas digitais.

Formada em Jornalismo pela Faesa, atua como editora de distribuição de conteúdo e é responsável pelas redes sociais do Folha Vitória, conectando informação de qualidade ao público por meio das plataformas digitais.