Alimentação no inverno: veja o que incluir nas refeições para melhorar a imunidade
Alguns alimentos podem trazer ótimos benefícios para a saúde e ainda te ajudar a manter a dieta, já que possuem poucas calorias
A chegada do inverno é a hora perfeita para explorar uma variedade de alimentos que não só satisfazem o nosso apetite, mas também podem trazer excelentes nutrientes e ajudar na nossa imunidade durante a estação mais fria do ano.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
A pedido do Folha Vitória, a nutricionista Dani Borges selecionou uma lista de alimentos que ajudam a melhorar a imunidade e que você pode incluir nas suas refeições.
De acordo com a especialista, os alimentos que compõe a lista abaixo, além de trazerem ótimos benefícios para a saúde, têm poucas calórias e, por isso, ajudam as pessoas que fazem dietas a manter a rotina.
LEIA TAMBÉM: Chás ajudam a melhorar azia e dor no estômago; veja como fazer
Veja o que incluir na alimentação para a sua melhorar imunidade
Abóbora
A nutricionista Dani Borges explica que uma das melhores opções para quem quer se aquecer, mas sem sair da dieta, são as sopas ou caldos. Uma delas é de abóbora. Segundo a especialista, o legume possui baixo índice glicêmico e, por isso, é rapidamente absorvido pelo organismo.
"A abóbora é um excelente alimento, tem baixo índice glicêmico, que é a velocidade de absorção do carboidrato no nosso corpo. Tem uma quantidade baixa de carboidrato também, além de ser rica em fibras e ter betacaroteno", detalha.
LEIA TAMBÉM: Síndrome de Ménière: conheça doença rara que provoca zumbido e fez apresentadora perder audição
Batata inglesa
Dani explica que a batata inglesa tem um índice glicêmico um pouco maior que a abóbora, mas tem uma quantidade menor de carboidrato. Ela também é uma ótima opção para preparo de sopas, caldos e outros pratos para esta época do ano.
LEIA TAMBÉM: Homem emagrece 163 kg sem fazer cirurgia e pede ajuda para fazer procedimento
Tomate, salsinha e alho-poró
Outra dica da nutricionista é incluir o tomate, a salsinha e o alho-poró no seu cardápio, sejam como um dos ingredientes de uma receita ou o principal. Preparar uma sopa de tomate com a salsinha e o alho, por exemplo, pode ficar uma delicia.
LEIA TAMBÉM: Receitas caseiras podem piorar queimaduras; entenda
Beterraba, cenoura, batata-doce, nabo e aveia
Além disso, segundo ela, vale a pena adicionar os alimentos como beterraba, cenoura, batata-doce e o nabo, que são ricos em vitaminas C e A, e contém ferro e o betacaroteno.
"A aveia é outro excelente alimento, com baixo índice glicêmico e muita fibra, além de conter zinco, o qual é essencial para fortalecer o sistema imunológico principalmente no inverno", completa.