Saúde

Claudia Ohana revela que sofre de nosofobia. Entenda a doença

A condição faz com que a pessoa tenha medo de adquirir uma doença específica no futuro, o que pode gerar ansiedade e atrapalhar o dia a dia do indivíduo

Estadão Conteúdo

Redação Folha Vitória
Foto: Reprodução

Em entrevista a revista Quem, a atriz Claudia Ohana, 60 anos, que está no ar atualmente na novela Vai na Fé, da Rede Globo, revelou que sofre de nosofobia. 

A condição faz com que a pessoa tenha medo de adquirir uma doença específica no futuro, o que pode gerar ansiedade e atrapalhar o dia a dia do indivíduo.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

A atriz ainda revelou que sente pavor de ficar doente desde criança. Antigamente, sentia tanto medo que, em qualquer sintoma diferente, corria imediatamente para o hospital.

Em um desses episódios, Ohana estava com o nariz sangrando e o medo a fez pensar que estava com um tumor cerebral.

Ela ainda contou que evita buscar informações sobre doenças, sendo assim, não navega no Google, não lê bulas e também tenta trabalhar o subconsciente sobre o assunto.

Entenda a doença

As principais características desse transtorno envolvem "pensamentos, sentimentos ou comportamentos excessivos relacionados aos sintomas somáticos ou associados a preocupações com a saúde" e que sejam manifestados por pelo menos um dos seguintes sinais:

• pensamentos desproporcionais e persistentes acerca da gravidade dos próprios sintomas;

• nível de ansiedade persistentemente elevado acerca da saúde e dos sintomas;

• tempo e energia excessivos dedicados a esses sintomas ou a preocupações a respeito da saúde.

Sempre que há algum desconforto ou preocupação em relação à saúde, é fundamental buscar ajuda médica, seja para descartar qualquer doença, seja, no caso de transtorno psiquiátrico, para tratá-la.

A nosofobia e a hipocondria são tratadas por especialistas em saúde mental — psicólogo e psiquiatra.

Terapias como a cognitivo-comportamental e a de exposição ajudam o indivíduo a entender o que faz e pensa sobre as doenças e a própria saúde, além de ensinarem técnicas de relaxamento, entre outras estratégias.

*Com informações do Portal R7