Saúde

Febre maculosa: pets podem ser infectados e transmitir a doença? Conheça riscos e como prevenir

Cachorros podem se infectar com a febre maculosa, mas, segundo especialistas, não são transmissores. Já em relação aos gatos, não há registros da doença

Redação Folha Vitória

Foto: falellorente/Pixabay

Quatro pessoas morreram por febre maculosa, em São Paulo, após serem contaminados por carrapatos. As vítimas participaram de um evento que aconteceu em uma fazenda, no interior do Estado.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Depois que as autoridades sanitárias declararam o surto da doença, os tutores de animais domésticos ficaram com várias dúvidas sobre o assunto. Afinal, um pet pode ser vítima ou mesmo transmitir a doença?

Cães podem ser infectados pela febre maculosa?

O médico-veterinário e pesquisador do Instituto Pasteur, da Secretaria de Saúde de São Paulo, Adriano Pinter, explica que os cachorros podem pegar a febre maculosa, mas não são agentes transmissores da doença para humanos. 

"O único bicho que pode transmitir a doença ao ser humano é o carrapato-estrela", enfatiza o especialista.

LEIA TAMBÉM: Mortes por febre maculosa: veja os cuidados, sintomas e informações

Ele alerta, no entanto, que, apesar de não transmitir para humanos, os cães podem transmitir a doença para os próprios carrapatos. 

"Alguns animais podem ser fonte de infecção para o carrapato, que se, em seguida, picar o ser humano, pode transmitir a febre maculosa. Os animais que fazem esse papel são a capivara e o cachorro. Sobre o gato não temos informação ainda", explica.

O médico-veterinário ressalta que não são todos os animais que se contaminam com a febre maculosa. Cavalos e bovinos, por exemplo, não são infectados. No caso dos animais domésticos, apenas os cães podem ter a doença.

"O cão tem sintomas, tem febre, fica sem comer alguns dias, mas fica bem. É muito raro os cães evoluírem para um quadro ruim da doença", afirma.

LEIA TAMBÉM: Febre maculosa: veja quais cidades do ES tiveram casos da doença

O veterinário recomenda aos tutores que evitem levar os cães para ambientes no quais eles possam ser contaminados, como florestas e beira de rios, onde vivem as capivaras.

O que é a febre maculosa?

A febre maculosa é uma doença infecciosa. Ela provoca febre aguda e a gravidade pode variar entre casos leves e até mais graves, com elevada taxa de letalidade. A febre maculosa é causada por uma bactéria do gênero Rickettsia, transmitida pela picada do carrapato.

Conheça os sintomas

— Febre;
— Dor de cabeça intensa;
— Náuseas e vômitos;
— Diarreia e dor abdominal;
— Dor muscular constante;
— Inchaço e vermelhidão nas palmas das mãos e sola dos pés;
— Gangrena nos dedos e orelhas;
— Paralisia dos membros que inicia nas pernas e vai subindo até os pulmões causando paragem respiratória.

*Com informações do Portal R7.

Pontos moeda